Representantes do Ministério Público do Piauí (MPPI) e da Polícia Civil do Piauí (PCPI) se reuniram para discutir estratégias de enfrentamento à atuação de facções criminosas em Pedro II e nos municípios da região. A reunião contou com participação da equipe de agentes que atuam na Delegacia de Polícia Civil de Pedro II.
Participaram da reunião o promotor de Justiça Vinícius Nunes de Paula, que responde pela 1ª Promotoria de Justiça de Pedro II, e o delegado Júlio Carvalho. Na ocasião, concordaram que o MPPI e a PCPI devem atuar para estabelecer um planejamento conjunto para organizar as atividades de combate à crescente atuação de organizações criminosas registradas na cidade de Pedro II.
Também foram discutidas medidas de articulação entre as instituições para o fortalecimento da segurança pública no município de Pedro II. O principal foco da iniciativa é reforçar a repressão qualificada ao crime organizado e a proteção da população local.
Os representantes das instituições defenderam que a integração entre os órgãos do sistema de justiça criminal e de segurança pública é fundamental para o desenvolvimento de ações eficazes no enfrentamento à criminalidade.
O promotor de justiça Vinícius Nunes de Paula reafirmou a disposição do MPPI para atuar de forma coordenada com as forças de segurança e assegurar o cumprimento da lei e a proteção dos direitos da comunidade local.