A Superintendência de Operações Integradas (SOI) deflagrou uma nova etapa da Operação Rolezinho com ações simultâneas nos municípios de Oeiras, União e Altos. Atividades ocorrem na manhã desta sexta-feira (23). O foco é reprimir práticas criminosas relacionadas a condutas de risco no trânsito, perturbação da ordem pública e uso indevido das redes sociais.
Foram cumpridos 13 mandados busca e apreensão, além da aplicação de diversas medidas cautelares expedidas pela Justiça, oriundas de três investigações distintas conduzidas pelas Delegacias Seccionais dos respectivos municípios.
De acordo com as investigações, os alvos estariam promovendo manobras perigosas com motocicletas em vias públicas, conhecidas como “Grau”, muitas vezes conduzidas por pessoas sem habilitação. Essas ações eram registradas e amplamente divulgadas nas redes sociais, com incentivo explícito à participação de adolescentes.
Entre as medidas cautelares aplicadas estão a busca e apreensão de veículos, equipamentos e extração de dados eletrônicos; suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses, proibição de conduzir veículos automotores, recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana, proibição de uso de redes sociais para divulgar práticas criminosas, com determinação de exclusão de perfis e impedimento de criação de novos e restrição de frequentar bares e casas de shows, conforme o caso.
Até o momento, um alvo foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Com o mesmo foi encontrada uma espingarda de fabricação caseira.
Divulgação
O superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, destacou o caráter preventivo das ações realizadas no âmbito da Operação Rolezinho, voltadas para a preservação da ordem e da segurança da população.
“A atuação da SSP reforça nosso compromisso com a integridade dos cidadãos e com o enfrentamento de práticas que colocam em risco a segurança pública e viária. O uso das redes sociais para promover atividades ilegais será rigorosamente combatido. O Estado do Piauí continuará atuando de forma coordenada e firme na repressão a esses crimes”, pontuou o delegado.
A operação contou com apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), da Polícia Militar do Piauí, Polícia Civil e Delegacias Seccionais de União, Altos e Oeiras.
A SSP-PI afirmou que seguirá vigilante no combate a práticas criminosas que ameacem a segurança e o bem-estar da população piauiense.