O vereador Josivan Lucas de Barros (PT) do município de São Francisco de Assis do Piauí foi preso na noite de sábado (20) acusado de calúnia, resistência e desacato contra policiais militares.
De acordo com a Polícia Militar do Piauí, os policiais identificaram um veículo com paredão de som com volume alto em via pública. Ao serem orientados a desligar o equipamento, o parlamentar, que é proprietário do carro, afirmou que não cumpriria a determinação por exercer mandato de vereador. Após a intervenção de pessoas que estavam no local, o som foi desligado.
Reprodução
Ainda segundo o relatório policial, horas depois, durante uma nova ronda, os militares foram abordados pelo mesmo parlamentar, que apresentava sinais visíveis de embriaguez. Na ocasião, ele questionou se estaria sendo monitorado e acusou os policiais de receberem propina, o que motivou a imediata voz de prisão por calúnia.
A PM informou ainda que o vereador resistiu à prisão, sendo necessário o uso de algemas para contê-lo. Durante a condução, ele teria desacatado e ameaçado os agentes, afirmando que usaria sua influência política para transferi-los caso a ação policial fosse mantida.
Após o controle da situação, ele foi encaminhado à Unidade Integrada de Segurança Pública de Simplício Mendes, para os procedimentos cabíveis.