Os deputados estaduais do Piauí aprovaram, nesta terça-feira (02), nas comissões técnicas e em primeira votação no Plenário da Assembleia Legislativa, o pedido de empréstimo do Governo do Estado no valor de até 600 milhões de dólares, equivalente a aproximadamente R$ 3,2 bilhões, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A proposta, enviada pelo Palácio de Karnak, avançou com parecer favorável nas três etapas iniciais de tramitação.
O projeto recebeu aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob relatoria do deputado Rubens Vieira (PT), que analisou a constitucionalidade e a legalidade da matéria. Em seguida, passou pela Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação (CFCFT), onde o parecer favorável foi apresentado pelo deputado Fábio Novo (PT).
Com a aprovação nas comissões, o pedido de empréstimo foi encaminhado ao Plenário e recebeu voto favorável em primeira votação, garantindo avanço à proposta considerada estratégica pelo governo para investimentos estruturais no estado.
A matéria ainda precisa ser apreciada em segunda votação pelos parlamentares antes de seguir para sanção do Executivo.