O presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, relatou ao A10+, nesta quinta-feira (07), que enquanto estiver à frente do partido não apoiará o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração ocorre horas após o anúncio de que o deputado André Fufuca (PP-MA) assumirá o ministério do Esporte no lugar de Ana Moser.
A nomeação de Fufuca faz parte da estratégia de aproximação do governo com o Centrão a partir de uma reforma ministerial. Questionado se pretende afastar Fufuca do partido, como anunciou à imprensa nacional, Ciro Nogueira confirmou ao A10+ que ele irá se licenciar do Progressistas na próxima segunda-feira (11) para assumir o novo cargo na gestão petista.
A primeira confirmação pública de que Fufuca e Costa Filho seriam os novos ministros do governo Lula foi feita no início de agosto, por Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, responsável pela articulação política do governo com o Congresso.
Quem é André Fufuca?
André Luiz Carvalho Ribeiro, mais conhecido como ”André Fufuca”, nasceu em Santa Inês, no Maranhão. Além de político, o deputado federal também possui carreira médica. Ele entrou para a política em 2010, quando se elegeu deputado estadual pelo Maranhão aos 21 anos, recebendo o título de deputado mais jovem do país à época.
Em 2016, Fufuca filiou-se ao Partido Progressistas (PP) e em 2017 foi eleito 2° vice-presidente da Câmara dos Deputados. Nas eleições de 2022, André Fufuca foi reeleito, com 135.078 votos válidos. Hoje é líder do PP na Câmara dos Deputados, o mesmo partido do presidente da Casa, Arthur Lira (AL).