Assembleia Legislativa do Piauí aprova Política de Segurança do Paciente

Dr. Vinícius explica que essa Política cria um padrão de atendimento

A proposta para a criação da Política Estadual de Segurança do Paciente, de autoria do deputado Dr. Vinícius Nascimento (PT), foi aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta terça-feira (11). O projeto de lei tramitou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob relatoria de Gessivaldo Isaías (Republicanos), na Comissão de Saúde, Educação e Cultura (CSEC), tendo por relator Dr. Felipe Sampaio (MDB), e teve votação favorável em Plenário.

  
Assembleia Legislativa do Piauí aprova Política de Segurança do Paciente
Divulgação
 
 
 

Dr. Vinícius explica que “o Governo do Estado, desde 2015, vem trabalhando fortemente essa Política de Segurança do Paciente. Ela cria normas e regras, um padrão de atendimento para você dar segurança ao atendimento. Você diminui o tempo de internação, diminui o risco de falhas, você cria uma política de educação dentro da saúde, de ensino continuado. [...] A gente não tinha a lei. O Estado do Piauí vai ser o primeiro estado a ter essa lei já aprovada.

O parlamentar afirma na matéria que, ao instituir essa Política, o Estado “estará promovendo um ambiente de cuidado mais seguro para todos os cidadãos, prevenindo a ocorrência de eventos adversos”. Dr. Vinícius ainda contou que hospitais como o Infantil e o Getúlio Vargas já têm parcerias na área com centros de referência, como Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Ninho dos Ventos.