Assembleia Legislativa recebe projeto para instituir o Plano Estadual de Juventude do Piauí

Os municípios do estado terão dois anos para elaborar seus Planos Municipais de Juventude

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu do Governo do Estado um projeto de lei para instituir o Plano Estadual de Juventude do Piauí para o período de 2024 a 2034. O Executivo diz que o objetivo é criar diretrizes e ações que garantam o fortalecimento da participação juvenil em diversas esferas da sociedade. A matéria foi lida no expediente e segue para tramitação nas comissões.

  

Alepi
reprodução
   

O Pacto pela Juventude Piauiense é destinado às pessoas com com idade entre 15 e 29 anos. Entre os objetivos estão ampliar a participação deles em espaços de decisão, garantir o acesso à educação e reduzir a evasão escolar, promover qualificação profissional e empreendedorismo, e reduzir os índices de violência.

O Plano é composto por 11 eixos, sendo eles Cidadania, Participação Social e Política e Representação Juvenil; Educação; Profissionalização, Trabalho e Renda; Igualdade e Diversidade; Saúde; Cultura; Comunicação E Liberdade de Expressão; Desporto e Lazer; Território e Mobilidade; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Segurança Pública e Acesso à Justiça.