Ciro Nogueira planeja projeto para responsabilizar institutos que divulgarem resultados diferentes da votação

Segundo senador, os institutos de pesquisas tentam manipular o eleitor com dados duvidosos

O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, afirmou nesta quinta-feira (03) que vai propor um projeto de lei para que institutos de pesquisas que divulgarem resultados muito diferentes nos constatados nas urnas deverão ser penalizados. 

Nogueira publicou nas redes sociais que as eleições municipais estão mostrando que os institutos de pesquisa estão tentando influenciar os eleitores com ‘resultados enviesados’. 

 

Ciro Nogueira
Fábio Rodrigues / Agência Brasil

 

“Depois que são desmentidos nas urnas, entretanto, inventam uma desculpa qualquer ou atribuem uma súbita ‘mudança de última hora’ como se o brasileiro decidisse só na urna em quem ele vai votar”, escreveu o senador. 

Segundo ele, o projeto deve obrigar os institutos de pesquisa eleitoral a divulgar na véspera das eleições uma última pesquisa e, após a divulgação dos resultados nas urnas, os dados que foram muito diferentes da margem de erro e dos resultados das urnas devem ser penalizados. “Quem tenta manipular o processo eleitoral terá que arcar com as consequências”, finalizou.