Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (8/8) aponta que 39% dos eleitores se dizem petistas, e 37% se consideram bolsonaristas. Entre os entrevistados, 18% se afirmam neutros, 5% disseram não apoiar nenhum candidato e 1% não soube responder.
O levantamento foi realizado de 29 a 30 de julho, com 2.004 entrevistas presenciais em 130 municípios do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O questionário foi feito antes do decreto de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na segunda-feira (4/8) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Em junho, a diferença de porcentagem dos que se diziam petistas e bolsonaristas era maior, de 5%. Os neutros eram em 20%, os que não se identificavam com nenhuma das alas era de 7% e 2% não souberam responder.
Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com vantagem contra Bolsonaro em um cenário de segundo turno para a eleição presidencial de 2026, segundo pesquisa Datafolha divulgada em 2 de agosto: o petista tem 47% das intenções de voto, e o ex-chefe do Executivo, 43%.
Bolsonaro, no entanto, está inelegível por abuso de poder político. O ex-mandatário foi condenado, com o placar de 5 a 2, pelos ataques que fez ao sistema eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores, em julho de 2022.
A aprovação de Lula segue estável. Pesquisa Datafolha divulgada em 4 de agosto aponta que o governo é avaliado como ótimo ou bom por 29%, e 40% o veem como ruim ou péssimo. Outros 29% avaliavam como regular, e 1% não opinou.