Deputados devem se reunir com prefeito de Teresina para debater situação do transporte público

Evaldo Gomes também afirma que Alepi já recebeu mensagem do governador para novas medidas

A Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) recebeu a mensagem do governador do Piauí, Rafael Fonteles, que propõe medidas para o funcionamento de forma efetiva do transporte público de Teresina. Vice-presidente da Alepi, o deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) acredita que uma reunião com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, trabalhadores e empresários poderá ajudar no encaminhamento de soluções. Entre as medidas, estão a inclusão da isenção do IPVA dos novos ônibus adquiridos e pagamentos pelo Estado dos subsídios de gratuidade no transporte coletivo. 

  

Evaldo Gomes, vice-presidente da Alepi Thiago Amaral / Alepi

   

"O encaminhamento foi marcarmos uma reunião com o prefeito para fazermos os acertos necessários para que a gente possa ter uma saída mais breve possível de toda a problemática. Tenho certeza absoluta que ao chegarmos na prefeitura ele vai nos receber, os deputados, os empresários, os trabalhadores, tenho certeza que iremos chegar ao entendimento. A gente quer colaborar e contribuir para que esse sistema possa de fato funcionar e dar oportunidade à população que vem sofrendo tanto", afirma Evaldo Gomes. 

Nesta semana, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, propôs a Assembleia Legislativa do Piauí a redução em 100% do IPVA para aquisição de novos ônibus. O deputado Evaldo Gomes conta que outras medidas também estão sendo estudadas, como redução de 50% do IPVA para o óleo diesel e o pagamento da passagem, pelo Governo do Estado, aos estudantes de escola pública e dos trabalhadores que utilizam o serviço de forma gratuita. 

Para que as mensagens sejam analisadas, o primeiro passo será a formação das Comissões na Alepi. A previsão é que elas devem ser formadas e devem se reunir no início de março, segundo determinação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva. Os líderes dos partidos devem concluir, depois do Carnaval, a indicação dos nomes dos parlamentares para cada uma das 11 comissões técnicas permanentes da Alepi.

  

Transporte coletivo em Teresina Jade Araujo/ Portal A10+

   

Para o presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, a união de esforços com a Câmara Municipal e Assembleia Legislativa possa resolver de vez a situação. Ele ainda cita que os deputados também estão cientes da necessidade de reajuste salarial, algo que só será feito com a convenção dos trabalhadores. 

"A gente espera que o prefeito também se sensibilize com a situação que está cada vez mais caótica. A gente acredita que os esforços somados junto com a Assembleia, com a Câmara, a parte do prefeito e o movimento estudantil com associações, fundações, ente tenha dado um passo importante nessa conversa importante. A data base já passou. Deixamos ciente que nada será feito sem a nossa convenção. Tem que ter respeito pelos trabalhadores e pela população", conta o presidente do Sintetro.