Empresas são obrigadas a instalar ponto eletrônico para controle de jornada de trabalho de terceirizados no Piauí

Conforme documento, a medida visa garantir maior transparência, controle de frequência e eficiência na execução dos serviços terceirizados

O Governo do Piauí tornou obrigatório a instalação de ponto eletrônico para regular a jornada de trabalho dos colaboradores vinculados a contratos de locação de mão de obra no Governo estadual. As empresas têm até 30 dias para se adequar à medida, a contar da última sexta-feira (04), data que o documento foi publicado.

O texto cita que fica instituída a obrigatoriedade do controle de jornada de trabalho por meio de ponto eletrônico para todos os contratos de locação de mão de obra terceirizada celebrados pelos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do Poder Executivo do Estado do Piauí.

  

Ponto eletrônico Reprodução

  

"O controle de jornada de trabalho por meio de ponto eletrônico deverá abranger todos os trabalhadores terceirizados vinculados aos contratos vigentes e futuros, garantindo o monitoramento da jornada de trabalho e a correta execução dos serviços contratados", diz um trecho.

Na hipótese de impossibilidade técnica ou operacional para a implantação do ponto eletrônico, o órgão ou entidade deverá formalizar justificativa à Comissão de Gestão Financeira e Gestão por Resultados (CGFR), que avaliará a solicitação e, se deferida, poderá autorizar excepcionalmente a adoção do controle de ponto manual.

A responsabilidade pelo controle de ponto eletrônico será compartilhada entre a empresa de terceirização de mão de obra e o órgão ou entidade contratante.