O Governo do Piauí solicitou um novo empréstimo, dessa vez, no valor de 39 milhões de euros - cerca de R$ 250 milhões - para aplicação no Projeto Piauí Sustentável. A mensagem foi lida, nessa segunda-feira (16), na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
De acordo com a mensagem do Executivo, a ação tem foco no desenvolvimento do turismo sustentável em várias regiões do estado. Os recursos devem ser aplicados em infraestrutura turística, sustentabilidade ambiental de Unidades de Conservação e o fortalecimento institucional dos atores envolvidos na realização dessas políticas públicas.
Segundo o líder do Governo na Casa, deputado Dr. Vinícius (PT), os recursos vão ser captados junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). ”Alguns pontos já foram mapeados e o Ministério do Turismo já foi contactado. Será mapeado onde é preciso investir, fazer a verticalização da cadeia. Para o Estado é muito importante porque é um banco europeu que está colocando recursos no Estado", afirmou o deputado.
Ele também informou que além dos 39 milhões de euros há uma perspectiva de mais recursos a serem aplicados via Ministério do Turismo, num total de R$ 60 milhões. A proposta ainda será enviada para Alepi.