Governo quer incentivar o uso de energia renovável nas casas do Minha Casa, Minha Vida

Um dos objetivos é reduzir gastos financeiros das famílias beneficiadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou um programa que vai promover o uso de energia renovável nas unidades do Minha Casa, Minha Vida. O projeto foi criado por meio de um decreto publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (1º). Entre os objetivos, estão a redução com gastos financeiros das famílias beneficiadas, além de contribuir para a sustentabilidade financeira dos condomínios populares. Chamando de “Energia Limpa no Minha Casa, Minha Vida”, a iniciativa será uma parceria entre o ministério de Minas e Energia e a pasta das Cidades.

Neste primeiro momento, o programa vai focar nos beneficiários da Faixas Urbano 1, que registram uma renda bruta familiar mensal até R$ 2.640,00, e Rural 1, com renda bruta familiar anual até R$ 31.680,00. As famílias também devem atender ao parâmetro de “baixa renda” que, segundo a lei, são pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional, ou recebam o benefício de prestação continuada da assistência social.

 

Programa Minha Casa, Minha Vida
Joédson Alves/Agência Brasil
 

O texto ainda prevê que as famílias beneficiadas deverão zelar pelos equipamentos fornecidos pela iniciativa, além de manter as estruturas instaladas.

Veja os objetivos do programa