O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou que “está fora da vida pública” e “vive seu melhor momento”. A declaração ocorre após Jair Bolsonaro (PL) mencionar o emedebista como possível vice em sua chapa, caso reverta eventualmente a inelegibilidade, que segue vigente até 2030.
“Os bons governos demoraram para ser reconhecidos. Essa declaração [de Bolsonaro] é um gesto de reconhecimento do bom trabalho que fez. O presidente Temer vive seu melhor momento, tanto na advocacia quanto no reconhecimento público”, disse o ex-presidente via assessoria de imprensa.
Recentemente, Bolsonaro mencionou Temer como possível vice em uma chapa com vistas ao Palácio do Planalto, em 2026. No entanto, o ex-presidente foi declarado inelegível até 2030 pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O ex-chefe do Executivo foi condenado por abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência, realizadas em 2022.
“Acredito que o Trump gostaria que eu fosse elegível. Ele que vai ter que dizer isso aí, mesmo que tivesse conversado com ele, não falaria. [Mas] tenho certeza de que ele gostaria que eu viesse [a ser] candidato. Está na mídia, não sei se é verdade ou não, eu não falo sobre esse assunto, é o Temer de vice. Não descarto conversar com ninguém. Ele é garantista, é um ex-presidente”, disse Bolsonaro na entrevista a um jornal.