Lula venceria em todos os cenários caso eleição fosse neste ano, aponta pesquisa

Instituto ouviu 4.500 pessoas entre os dias 21 e 23 de janeiro de 2025

Uma pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta segunda-feira (3), indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 30% das intenções de voto, caso a eleição fosse realizada neste ano. O índice se refere ao cenário estimulado, no qual são apresentados os nomes de possíveis candidatos.

Nesse cenário, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece com 13%, seguido pelo cantor Gusttavo Lima (sem partido), com 12%, e Pablo Marçal (PRTB), com 11%. No cenário espontâneo, quando não há lista prévia, Lula aparece empatado com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ambos com 9% das intenções de voto.

  

Lula, Tarcísio de Freitas, Gustavo lima e Pablo Marçal
Divulgação
 

A pesquisa ouviu 4.500 pessoas entre os dias 21 e 23 de janeiro de 2025. A margem de erro é de 1 ponto percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Ainda no primeiro cenário, a pesquisa incluiu outros candidatos, como Ciro Gomes (PDT), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União). Veja a lista completa:

Cenário 2

No segundo cenário, que não conta com a participação de Tarcísio, Lula aparece com 28% das intenções de voto, seguido por Gusttavo Lima (12%), Marçal (12%) e Eduardo Bolsonaro (PL), com 11%. Veja a lista completa:

Cenário 3

Neste cenário, a pesquisa não incluiu os nomes de Tarcísio e Eduardo Bolsonaro. Com isso, Marçal e Ciro aumentaram suas intenções de voto. Veja a lista completa:

Cenário 4

O cenário 4 não incluiu os nomes de Tarcísio, Eduardo Bolsonaro e Marçal. Veja a lista completa:

Segundo turno

Cenário 1 - Lula X Gusttavo Lima

Cenário 2 - Lula X Eduardo Bolsonaro

Cenário 3 - Lula X Marçal

Cenário 4 - Lula X Tarcísio

Cenário 5 - Lula X Zema

Cenário 6 - Lula X Caiado

Rejeição

A pesquisa também apresentou a rejeição de cada um dos candidatos, além do potencial de votos, ou seja, se o eleitor consideraria votar no possível nome.

Lula (PT)

Jair Bolsonaro (PL)

Gusttavo Lima (Sem partido)

Michelle Bolsonaro (PL)

Ciro Gomes (PDT)

Pablo Marçal (PRTB)

Fernando Haddad (PT)

Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Eduardo Bolsonaro (PL)

Ratinho Júnior (PSD)

Romeu Zema (Novo)

Ronaldo Caiado (União)