O senador e presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, anunciou nesta quarta-feira (15) que o partido comandado por ele encerrou a discussão para formar uma federação com União Brasil.
"No que diz respeito ao Progressistas, encerramos as discussões para formação de federação junto com o partido União Brasil", escreveu Ciro no twitter.
TV Antena 10
O presidente do União Brasil, Luciano Bivar, já havia relatado a parlamentares durante jantar na semana passada que a federação não sairia do papel pela falta de um acordo sobre o comando do consórcio partidário.
Na avaliação dos ministros de Lula, a federação entre União Brasil e PP - caso fosse aprovada - poderia fortalecer a ala oposicionista desses dois partidos, dificultando a vida do governo no Congresso.
Além da articulação contrária do Planalto, as tratativas para a federação travaram em razão de desentendimentos entre os dois partidos em alguns estados. Entre eles, Pernambuco, Rio de Janeiro e Acre.
O que é federação?
A federação partidária permite que dois ou mais partidos atuem de forma unificada durante as eleições e na legislatura consequente, devendo permanecer com essa união por no mínimo quatro anos. A entidade deve agir, no Parlamento, como uma única bancada, sem que os partidos tenham a obrigação de se fundir.
As federações partidárias foram criadas em setembro de 2021, em uma reforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional, e acabaram referendadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para as eleições de 2022.