(Atualizada às 19h42)
Depois de sete meses de disputa interna e desistências, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou na noite desta quarta-feira (30) o nome de Fábio Novo como pré-candidato à prefeitura de Teresina nas eleições de 2024. O comunicado ocorreu agora há pouco e contou com a presença de aliados e apoiadores.
O anúncio do nome de Fábio como pré-candidato do PT à prefeitura ocorre a menos de 24h da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Piauí. Em entrevista à TV Antena 10, Fábio Novo rebateu os boatos de guerra com Franzé Silva, que também desejava concorrer ao cargo, e citou que ambos caminharão juntos.
"Estou muito agradecido e feliz com essa responsabilidade que o PT coloca em minhas mãos e vamos conduzir juntos um programa para nossa cidade", disse Novo. Antes mesmo da confirmação, Franzé Silva já havia declarado à imprensa que pretendia respeitar a decisão do PT sobre a escolha do pré-candidato.
Novo relatou que contará com apoio do governador Rafael Fonteles, do ministro Wellington Dias, partidos da base, além do próprio presidente Lula que é do PT. Ele acredita que esse "combo" fortalecerá o seu nome na disputa municipal em 2024.
Dos 46 integrantes do Diretório Municipal, 27 aprovaram a oficialização do nome de Fábio Novo como pré-candidato a prefeito de Teresina. A decisão também se estendeu a 13 membros da executiva estadual.
O presidente do Diretório Municipal, Cícero Magalhães não participou da reunião realizada na noite de quarta-feira (30) e, por conta disso, a decisão foi homologada pelo vice-presidente Ataelson Carvalho.
Vereador Dudu comenta escolha
O vereador Dudu afirmou que o PT trabalhará por uma chapa unida e, principalmente, na tentativa de conquistar, caso tenha sucesso, o Palácio da Cidade. Em entrevista, Dudu afirmou que Franzé somará com Novo na pré-campanha e que a missão deles é derrotar o bolsonarismo na capital piauiense. Ele explicou que Novo se destacou melhor nas pesquisas que foram realizadas.
"Ontem o diretório municipal homologou o critério de que pesquisas seriam o balizador e hoje o Fábio Novo está apresentando o resultado das pesquisas, e ele aparece melhor colocado do que o Franzé. Queria aqui fazer uma saudação para o querido Franzé, presidente da Assembleia, valoroso companheiro, e que com certeza, somado com a campanha, o PT unificado, iremos fazer um grande debate com o povo de Teresina. Hoje o PT encerra a discussão da pré-candidatura. Fábio Novo será homologado, a executiva está acompanhando essa decisão e agora em diante, é trabalhar muito para unificar um campo a construir uma chapa forte do PT e a gente evitar que o bolsonarismo não volte para o seio da nossa sociedade", declarou.
O vereador Dudu informou que o presidente Lula será comunicado sobre a decisão do partido em ter candidatura própria na capital piauiense. "Eu acredito, pela prudência do presidente, em relação ao calendário nacional, ele não deva entrar nessa discussão de pré-candidatura não só daqui, mas do Brasil inteiro, respeitando o calendário do PT. Mas óbvio que ele vai ser comunicado que o PT terá uma candidatura competitiva. Agora ele vem numa agenda gigantesca para tirar o Brasil da fome”, disse.