Regina Sousa faz balanço da gestão como governadora e comenta indicação ao TCE-PI

Em coletiva, petista falou sobre as principais obras realizadas durante nove meses de mandato

Em seus últimos dias como governadora do Piauí, Regina Sousa (PT) fez um balanço de seus nove meses de gestão e destacou os principais avanços nas áreas da saúde, infraestrutura e saneamento, durante coletiva realizada nesta quarta-feira (28) no Palácio de Karnak, em Teresina. Na ocasião, a petista também falou sobre a indicação do governo para o TCE-PI (Veja ao final desta reportagem). 

De acordo com Regina sua gestão nas áreas de saneamento e demarcação de terras são projetos que ela destaca com orgulho. Segundo a governadora, foram entregues neste ano 13 mil títulos de terras em todo o Piauí e a lei de saneamento que deve eliminar lixões até o começo do semestre.

  

Regina Sousa, governadora do Piauí Rayanna Mousinho / TV Antena 10

   

"A lei do saneamento básico do estado, que estava engavetada, eu botei um grupo de trabalho na vice e agente conseguiu fazer a lei do saneamento, nasceu na vice e foi para a Assembleia e foi aprovada. A lei da regularização fundiária nasceu também da vice governadoria, a lei que fez 'fluir' a reforma agrária desse estado… Coisas que me dão orgulho, foi na vice governadoria que nasceu a discussão de resíduos sólidos, vamos eliminar vários lixões ainda no começo desse primeiro semestre. Também distribuímos 13 mil títulos de terras, então me sinto satisfeita com o que fiz", declarou.

Na área da saúde a gestora citou o trabalho de implementação da telemedicina e a rede de cuidado do AVC e infarto do miocárdio.

"Saúde tem problema de todo tamanho, mas eu estou deixando uma coisa que nem eu sabia a dimensão, porque eu autorizei e fiz funcionar a rede do AVC e Infarto do Miocárdio. Tem uma rede funcionando e muitas vidas foram salvas por conta dessa rede, ela não tá pronta, mas a primeira coisa é o remédio, que se a pessoa tomar até 3 horas depois pode salvar e não ter sequelas… A primeira ação é o remédio que a gente coloca em todos os polos, segundo ele tem a telemedicina orientando o que fazer", disse.

A governadora também falou sobre os principais projetos que pretende focar quando assumir o comando da Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc). Entre os principais projetos estão a intensificação de ações de moradia social, o incentivo à cultura e combate a violência de gênero. Ela também destacou que poderiam ter feito mais.

"Na secretaria da área a gente pretende fazer a prevenção [do feminicídio], embora tenha uma secretaria específica de relação com os direitos humanos… O principal programa é a moradia social. Tivemos [muitas obras entregues], não vou dizer um percentual, mas concluímos muitas obras. No período eleitoral eu deixei de entregar muitos títulos porque não podia, porque era doação e era abuso de poder. Tem muitos títulos de terra, cerca de 2 mil", contou.

Indicação ao TCE

Sousa também comentou a indicação da deputada Rejane Dias para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) com o pedido de aposentadoria do conselheiro Olavo Rebelo anunciado ontem (27). A governadora não confirmou, mas disse que a deputada é bom nome.

"Esse assunto está na pauta há dias, mas o primeiro ato é o conselheiro renunciar/pedir a aposentadoria, depois tem que ter a vacância, a única coisa que tem é um ofício dele pedindo a aposentadoria, tem que o processo acontecer dentro do tribunal para depois o pedido chegar aqui. A Rejane é merecedora, é um nome que chegou, particularmente, nem sabia que ia acontecer no meu governo, mas vai seguir o trâmite", completou.