Reviravolta: Bárbara do Firmino desiste de pré-candidatura à prefeitura e anuncia apoio a Fábio Novo

Anúncio, inesperado, ocorreu no final da manhã desta quarta-feira (18); apoio foi visto como rompimento da deputada com o grupo de oposição

(Atualizada às 12h01) 

Em uma grande reviravolta, a deputada estadual Bárbara do Firmino (PP) desistiu de sua pré-candidatura e confirmou, na manhã desta quarta-feira (18), apoio a Fábio Novo, do PT, na disputa à prefeitura de Teresina nas eleições de 2024. A troca foi vista como um rompimento com o grupo de oposição, atualmente liderado pelo senador Ciro Nogueira, do PP. 

A ideia, até então, era que Bárbara e Sílvio Mendes (UB) estivessem juntos na disputa à prefeitura em 2024. O A10+ apurou que as pesquisas qualitativas não apontavam um bom cenário para a deputada estadual. O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT) comemorou a união de Bárbara e Novo. 

“A ideia de reconstruir Teresina hoje está se consolidando. Porque estamos juntando duas forças muito significativas para essa cidade. A força do deputado Fábio Novo e a força da deputada Bárbara do Firmino”, disse Franzé durante anúncio na Assembleia Legislativa.

  

Bárbara do Firmino e Fábio Novo
Shelda Magalhães/TV Antena 10

   

Durante o anúncio, o deputado Fábio Novo (PT) mostrou satisfação na união de forças com Bárbara Soares. “Eu sempre disse que todos nós que nascemos em Teresina, ou escolhemos Teresina para morar, temos uma responsabilidade com essa cidade. E desde fevereiro quando começamos esse movimento, ele é um movimento para reconstrução de Teresina, eu tenho dito que nesse momento cabe todos e todas que desejam o melhor para nossa capital”, disse Novo. 

Filiada ao PP, a deputada Bárbara do Firmino citou em seu discurso o exemplo de união entre o presidente Lula (PT) e o vice Geraldo Alckimin (PSB) e afirma que seguirá o exemplo para reconstrução de Teresina. 

  

Fábio Novo comemora apoio de Bárbara do Firmino
Alysson Dinis

   

"Ao longo da minha vida eu superei muitas coisas e sempre vi o deputado Fábio Novo, que é uma pessoa corajosa, que me encorajou, e que tinha toda essa força e garra de lutar por Teresina e disse que eu deveria fazer parte desse projeto maior. Então é isso que estamos concretizando nesse dia de hoje. Hoje temos aqui muitas pessoas queridas, veja aqui minha tia Lozana, irmã do meu pai, vejo aqui meu primo, Firmino Paulo, vejo aqui professor Washington Bonfim, que também fazia parte da gestão do meu pai o prefeito Firmino Filho, então que realmente aqui significa muito para mim, significa a política. E a gente está aqui juntos para realmente reconstruir a nossa capital. Assim como o presidente Lula fez com o Geraldo Alckmin, nós estamos repetindo aqui, justamente esse gesto para essa reconstrução da capital, com certeza que não é inacabável, para um grande trabalho, para um excelente trabalho à frente da nossa prefeitura municipal. Obrigada", discursou a deputada.

Da oposição à aliança 

Fábio Novo destacou que sempre teve um carinho pelo ex-prefeito Firmino Filho, pai de Bárbara, e mãe, a ex-deputada Lucy Soares. Ele pontuou que Bárbara será acolhida e respeitada.

"Sempre deixei as portas abertas. O sentimento aqui é de reconstrução da nossa cidade. O papel da Bárbara vai ser de andar comigo ouvindo os reclames da população, vai me ajudar junto com o professor Washintgon Bonfim. Aqui ela está acolhida, será respeitada e valorizada, é uma grande liderança e ela terá um papel fundamental nessa campanha. Nós queremos o poder, para o lado do Rafael, ao lado de Lula, ao lado da bancada federal, reconstruirmos essa cidade. Teresina é daqui para frente", disse Novo.


Ele também comentou sobre o alinhamento com o PT, tendo em vista, que Bárbara era da oposição. "Aqui na Alepi temos a capacidade de dialogar com todo mundo, contamos com a deputada Bárbara para aprovar importantes matérias, diversos projetos importantes para o desenvolvimento do estado. Separamos as diferenças políticas quando pensamos no que era melhor para o estado, é a mesma coisa para a Teresina", disse.