Conselho flagra recepcionista executando atividades de fisioterapia em UBS do Piauí sem a devida formação na área

O órgão pediu celeridade para que a irregularidade seja corrigida e os responsáveis sejam punidos

O Departamento de Fiscalização (DEFIS) do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região flagrou, durante uma fiscalização na semana passada, o exercício ilegal da fisioterapia na Unidade Básica de Saúde Zeca Fidalgo, no município de Campo Alegre do Fidalgo, no Sul do Piauí. 

Durante a ação, foi descoberto que uma recepcionista estava realizando atendimentos típicos de fisioterapeutas, sem possuir a formação ou habilitação necessárias para exercer a profissão. Conforme apurado pelo A10+, o departamento jurídico do conselho ainda está analisando as informações coletadas durante a fiscalização.

  

Conselho flagra execução irregular da fisioterapia em UBS do Piauí
Pixabay

   

"A Fisioterapia é uma área que exige qualificação acadêmica e registro profissional para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes. O exercício ilegal não só compromete a saúde dos atendidos, como desrespeita os fisioterapeutas que seguem as normas da profissão", disse o órgão.

O Crefito também expressou preocupação com a falta de ação da Prefeitura de Campo Alegre do Fidalgo, que, segundo a direção, tem permitido a atuação de uma falsa fisioterapeuta sem a devida fiscalização nas unidades de saúde.

"Medidas urgentes devem ser tomadas para corrigir essa irregularidade e evitar riscos à saúde da população", comunicou.

O órgão pediu celeridade para que os responsáveis sejam punidos.