Nos primeiros quatro meses de 2025, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), avançou na reestruturação do atendimento na área da Odontologia, reabrindo 23 consultórios odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A medida representa a retomada de 50% dos que estavam inoperantes no início da gestão, quando 42 dos 91 locais destinados ao atendimento odontológico encontravam-se interditados pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) ou com serviços suspensos.
Reprodução
Além da reabertura dos consultórios, houve a ampliação do serviço de urgência odontológica, que passou a funcionar em cinco dos seis locais, com equipes compostas por dentistas plantonistas e auxiliares capacitados. No início do ano, apenas um ponto de atendimento de urgência estava ativo.
Dante Oliveira, gerente de saúde bucal da FMS, destaca que a situação inicial da odontologia municipal era preocupante. “Foi necessário um grande esforço para reorganizar e recuperar a capacidade de atendimento. Identificamos desafios estruturais e a necessidade de insumos odontológicos. Desde então, a equipe da FMS tem trabalhado continuamente para reativar os serviços e ampliar a oferta à população”, afirmou.
A população que deseja obter mais informações sobre o funcionamento da rede odontológica de Teresina pode entrar em contato com o serviço “Zap Odonto”, pelo telefone (86) 98179-2576.
Confira lista dos consultórios odontológicos desinterditados e reabertos:
- UBS Deus Quer
- UBS Monte Castelo Tânia Melo
- UBS Irmã Dulce
- UBS Mário Rochi
- UBS Todos os Santos
- UBS Renascença
- UBS Parque Poti
- UBS Cidade Jardim
- UBS Santa Maria da Codipi
- UBS Jacinta Andrade Il
- UBS Taboca do Pau Ferrado
- UBS Bela Vista Rural
- UBS Buenos Aires
- UBS Saci
- UBS Novo Horizonte
- UBS São Pedro
- UBS Santa Clara
- UBS Félix Francisco
- UBS Cerâmica Cil
- UBS Cacimba Velha