Gov.PI Cidadão amplia acesso a direitos com passe livre para pessoas que vivem com HIV/Aids

Usuários do SUS que vivem com HIV poderão se deslocar com mais facilidade para consultas, exames e acompanhamento médico

Pessoas que vivem com HIV e aids no Piauí passam a contar com um importante avanço na garantia de direitos e no acesso ao tratamento de saúde. A partir desta sexta-feira (23), por meio do aplicativo Gov.PI Cidadão, está aberto o cadastro para concessão do passe livre intermunicipal, que permitirá o deslocamento gratuito entre municípios piauienses. A efetivação desse direito é fruto da parceria entre Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Secretaria dos Transportes (Setrans) e Organizações da sociedade civil.

A nova funcionalidade do Gov.PI Cidadão representa mais um passo na modernização dos serviços públicos e no fortalecimento de políticas voltadas à equidade em saúde. Com o passe livre, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que vivem com HIV poderão se deslocar com mais facilidade para consultas, exames e acompanhamento médico, reduzindo barreiras econômicas e promovendo maior adesão ao tratamento.

  
Gov.PI Cidadão amplia acesso a direitos com passe livre para pessoas que vivem com HIV/Aids Foto ilustrativa
 
 
 

De acordo com a coordenadora estadual de Doenças Transmissiveis, Cristiana Rocha, a medida cumpre um compromisso assumido pelo Governo do Estado. “Estamos com a notícia maravilhosa de que está aberto o link no Gov.PI para que as pessoas que vivem com HIV possam se cadastrar e ter acesso ao passe livre intermunicipal. Isso significa andar entre municípios sem nenhuma despesa, melhorando o acesso ao tratamento e reforçando que estamos cumprindo o cronograma lançado em dezembro”, destaca a coordenadora.

Ela ressalta ainda que o processo de cadastro é simples, rápido e totalmente sigiloso, garantindo segurança e privacidade aos usuários. “Qualquer pessoa que vive com o vírus pode acessar o Gov.PI, fazer um cadastro absolutamente sigiloso, aguardar a avaliação da documentação e ter acesso ao passe livre. É um avanço, é qualidade de vida, é acesso e facilidade para acessar o tratamento em qualquer município do Piauí”, afirma a Cristiana Rocha.

Para a Sesapi, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Piauí com a inclusão, a cidadania e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV/Aids, promovendo mais autonomia, dignidade e liberdade para os usuários do SUS em todo o estado.