Hospital de Demerval Lobão inicia cirurgias ortopédicas e garante atendimento mais rápido à população

O novo serviço reduz a necessidade de transferências para Teresina e assegura mais agilidade no tratamento de fraturas

O Hospital João Luiz de Moraes, em Demerval Lobão, iniciou nesta sexta-feira (19) a realização de cirurgias ortopédicas, beneficiando moradores do município e de outras dez cidades da região que têm a unidade como referência em atendimentos de urgência. O novo serviço reduz a necessidade de transferências para Teresina e assegura mais agilidade no tratamento de fraturas e outros casos de pequeno e médio porte.

Os procedimentos tiveram início às 9h e, neste primeiro momento, serão realizados semanalmente, às sextas-feiras, com foco nos pacientes que chegam em situação de urgência. A estrutura do hospital foi ampliada para atender à nova demanda, contando agora com mesa cirúrgica própria para ortopedia, arco cirúrgico, OPMEs adequadas e exames de imagem com laudo, como o raio-X.

 
Hospital de Demerval Lobão inicia cirurgias ortopédicas e garante atendimento mais rápido à população Sesapi
 

“O início desse serviço é resultado dos investimentos feitos em nossa unidade, que agora conta com toda a estrutura necessária para garantir segurança e bem-estar aos pacientes”, destacou o diretor-geral do hospital, Rodrigo Rosal.

A novidade traz alívio para famílias que antes precisavam se deslocar até a capital para ter acesso a esse tipo de cirurgia. Foi o caso do jovem Rennan Bartolomeu, de 13 anos, que fraturou o braço jogando futebol e foi um dos primeiros atendidos pelo novo serviço. Sua mãe, a cabeleireira Erlane Alves, comemorou: “Se tivéssemos que ir para Teresina seria muito mais complicado. Agora, com esse atendimento aqui, é muito melhor. A equipe nos recebeu muito bem, só temos a agradecer.”

A implantação do serviço faz parte do plano de expansão da rede de média e alta complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). “Estamos descentralizando serviços e ampliando a qualidade da assistência prestada à população. Essa conquista reforça o compromisso do SUS com a saúde do povo piauiense”, afirmou Dirceu Campelo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.