Hospital Infantil Lucídio Portella se torna referência para cirurgias em crianças com traumas na coluna

O serviço especializado começou a funcionar no mês de setembro.

O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), em Teresina, se tornou referência na realização de cirurgias para o tratamento de traumas na coluna em crianças menores de 16 anos. O serviço especializado começou a funcionar no mês de setembro. 

A realização dos procedimentos cirúrgicos para traumas raquimedulares no HILP faz parte da expansão da Linha de Cuidado ao Trauma, da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi). A iniciativa visa reduzir a mortalidade causada por traumas em decorrência de acidentes.

  
Hospital Infantil Lucídio Portella se torna referência para cirurgias em crianças com traumas na coluna Reprodução
 
 
 

“O primeiro caso atendido foi uma criança de 6 anos, vítima de um acidente com motocicleta. Ela teve uma fratura de coluna e precisou de uma cirurgia para descompressão dos nervos e estabilização”, explica Samuel Machado, coordenador da Linha de Cuidado ao Trauma, destacando que os casos são atendidos conforme regulação de pacientes.

Com isso, o Piauí ganha um novo fluxo para atendimentos desse tipo de trauma em crianças. “Todos os casos serão assistidos dentro dessa celeridade, que é fundamental para o êxito e bom prognóstico”, conclui Dirceu Campelo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi.