O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI/HU Brasil) realizou um procedimento inédito no estado: a cardiomiotomia endoscópica peroral (POEM), técnica minimamente invasiva indicada para o tratamento da acalasia, doença que dificulta a passagem de alimentos do esôfago para o estômago.
A atividade teve caráter acadêmico e de capacitação profissional, com foco na atualização e treinamento de médicos e residentes em endoscopia terapêutica avançada. O procedimento ainda não integra a rotina assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) no hospital.
A iniciativa reuniu profissionais da Unidade do Sistema Digestivo do HU-UFPI/HU Brasil e contou com a participação do médico convidado Paulo Prado, de Fortaleza (CE), especialista com experiência na técnica. Também participaram o endoscopista Daniel de Alencar Macedo Dutra, chefe da unidade, e a médica Jeany Borges.
Segundo Daniel Dutra, o treinamento representa um avanço importante para o desenvolvimento técnico e acadêmico da instituição. “A realização desse procedimento coloca o HU-UFPI em um novo patamar na endoscopia terapêutica avançada. Nossa expectativa é consolidar essa oferta futuramente pelo SUS, permitindo que pacientes do Piauí tenham acesso ao tratamento sem precisar buscar atendimento em outros estados”, afirmou.
Diferentemente da cirurgia convencional, o método POEM é realizado por via endoscópica, pela boca, sob anestesia geral e sem cortes externos. Entre as vantagens estão menor dor, recuperação mais rápida e alta hospitalar no dia seguinte, permitindo que o paciente retome a rotina em pouco tempo.
Quatro pacientes participaram da atividade prática supervisionada. De acordo com a equipe médica, todos apresentaram boa recuperação, com alta em até 24 horas após a realização do procedimento.
Após 31 dias da intervenção, Raimundo Nunes retornou ao HU-UFPI para consulta pós-operatória e relatou melhora significativa dos sintomas. “Antes, eu comia e a comida não descia. Eu bebia água bem devagarinho para conseguir descer. Quando eu bebia água mais à vontade, ela também não descia; nem a água, nem a comida. Hoje, estou me sentindo muito melhor. Posso dizer que melhorei 95%”, garantiu.
A primeira intervenção foi realizada há quatro meses. Posteriormente, em 18 de abril, outros três procedimentos ocorreram no hospital durante a atividade de capacitação. A ação contou com apoio da iniciativa privada, responsável pelo financiamento dos materiais utilizados e do treinamento.
Sobre a HU Brasil
O HU-UFPI faz parte da rede HU Brasil desde novembro de 2012. A estatal foi criada por meio da Lei nº 12.550/2011, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh. Em 2026, em um reposicionamento junto à sociedade, ao mercado e instituições parceiras, passou a ter um novo nome, que carrega sua essência: HU Brasil. A estatal é responsável pela administração de 46 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação, apoiando e impulsionando suas atividades de assistência, pesquisa e inovação por meio de uma gestão de excelência.