HUT alerta para aumento de atendimentos por acidentes de trânsito e reforça a importância da prevenção em Teresina

Apesar da queda, o mês de outubro de 2025 registrou um aumento de 5% nos atendimentos

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) alertou para os riscos de acidentes de trânsito e seus impactos na rede de saúde. De acordo com o diretor técnico da unidade, Rogério Medeiros, o descumprimento das leis de trânsito continua sendo um dos principais fatores responsáveis por acidentes graves com sequelas permanentes e, muitas vezes, fatais.

  
HUT alerta para aumento de atendimentos por acidentes de trânsito e reforça a importância da prevenção Reprodução
 
 
 

Dados da nova gestão do hospital mostram que, entre janeiro e setembro de 2025, o número de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito apresentou uma redução de 18% em comparação ao mesmo período de 2024 — foram 7.374 pacientes atendidos neste ano, contra 8.974 no ano passado.

Apesar da queda, o mês de outubro de 2025 registrou um aumento de 5% nos atendimentos, tornando-se o período com maior índice de vítimas no ano.

“Essa alta acende uma luz amarela e reforça a necessidade de cuidado redobrado no trânsito”, alerta Aranucha Brito, diretora-geral do HUT. “A imprudência e o desrespeito às normas têm provocado acidentes que poderiam ser completamente evitados. Pedimos a todos que usem capacete, cinto de segurança e respeitem os limites de velocidade. Atitudes simples salvam vidas.”

O HUT tem participado ativamente de campanhas educativas voltadas à prevenção de acidentes e à conscientização sobre a responsabilidade no trânsito. A direção destaca ainda que os acidentes de trânsito representam uma das principais causas de superlotação nos serviços de urgência e emergência.

“A obediência às leis de trânsito é um ato de respeito à vida — à sua e à do outro”, conclui Aranucha Brito. “Evitar acidentes é dever de todos e uma forma concreta de preservar vidas e aliviar a pressão sobre o sistema público de saúde.”