O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) é o primeiro hospital da capital a receber habilitação do Ministério da Saúde para contar com uma Equipe Assistencial de Cuidados Paliativos (EACP). A autorização foi concedida no mês de dezembro, tornando o HUT também um dos primeiros hospitais públicos do Nordeste a oferecer esse tipo de atendimento e o 13º hospital do Brasil com equipe habilitada.
Antes mesmo da habilitação oficial, o HUT já desenvolvia assistência paliativa por meio da atuação da Comissão Multidisciplinar de Cuidados Paliativos. Com a aprovação do Ministério da Saúde e a posterior publicação no Diário Oficial da União, o hospital passa a contar formalmente com sua equipe de paliativistas.
A Equipe Assistencial de Cuidados Paliativos do HUT será composta por médico paliativista, psicólogo, enfermeiro, assistente social e técnicos de enfermagem, garantindo um cuidado integral, humanizado e centrado no paciente e em seus familiares.
A médica paliativista Carla Sena, integrante da Comissão de Cuidados Paliativos do HUT, destaca a importância da abordagem. “Onde há vida, há necessidade de cuidado. Integrar os cuidados paliativos ao atendimento do paciente crítico é lembrar que a tecnologia pode sustentar a vida, mas apenas o cuidado devolve dignidade e sentido ao paciente”, afirma.
Referência em atendimentos de média e alta complexidade para todo o Piauí, o HUT atua especialmente nas áreas de ortopedia, traumatologia, neurocirurgia, cuidados intensivos adulto e pediátrico e terapia nutricional. A unidade conta com 22 especialidades médicas, além de serviços de fisioterapia, enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social, fonoaudiologia, farmácia, patologia, hemodiálise, radiologia e equipe multiprofissional de terapia nutricional, além da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD).
O hospital dispõe ainda de um parque tecnológico completo, com exames como ultrassonografia, tomografia, angiotomografia, endoscopia, broncoscopia, eletroencefalograma, raio X, eletrocardiograma, ecocardiograma e ultrassom Doppler. Atualmente, o HUT possui 375 leitos hospitalares e 40 leitos de atendimento domiciliar, acompanhados pela Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD).
Para a diretora-geral do HUT, Aranucha Brito, a habilitação da Equipe Assistencial de Cuidados Paliativos reforça a relevância do hospital para todo o estado e evidencia o compromisso dos servidores com uma assistência cada vez mais qualificada. “Estamos felizes com essa conquista e parabenizamos a dedicação e o esforço da Comissão Multidisciplinar de Cuidados Paliativos do hospital, que vem realizando um trabalho de excelência”, destaca.
Os cuidados paliativos são reconhecidos como um importante diferencial de qualidade nos serviços de saúde, pois visam aliviar o sofrimento físico, psíquico, social e espiritual dos pacientes. A abordagem pode ser iniciada desde o diagnóstico da doença, acompanhando o paciente ao longo do tratamento e oferecendo suporte também aos familiares, inclusive no processo de luto.