Noite de angústia e sustos: Janja e filha mais velha de Lula falam sobre cirurgia do presidente

Petista teve sangramento interno no cérebro e passou por procedimento cirúrgico na madrugada desta terça-feira (10), em SP

Os familiares de Luiz Inácio Lula da Silva usaram as redes sociais nesta terça-feira (10) para comentar a cirurgia no cérebro feita pelo presidente, em um hospital particular localizado na cidade de São Paulo. A primeira-dama Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, falou que a noite de angústia deu espaço para a tranquilidade, enquanto Lurian Lula, filha mais velha do petista, citou “sustos”.

“Passando para agradecer por todas as orações, o afeto e as boas energias que o meu amor, o presidente Lula, tem especialmente recebido no dia de hoje. Depois da cirurgia muito bem sucedida, a angústia dessa noite deu espaço para a tranquilidade e para a certeza de que, com a dedicação da equipe médica e com a fé e o amor do povo, em breve ele estará novamente de volta ao trabalho. Por isso, fiquem tranquilos! Ele, que ama cuidar das pessoas, está recebendo todo o cuidado necessário para uma rápida recuperação. Já, já ele estará de volta. Obrigada pelas mensagens de carinho”, disse Janja.

  
Lula e Janja Divulgação
 
 
 

“Meu amor, você gosta de dar uns sustos na gente né?! Sua filha já tá velhinha, o coração não aguenta essas coisas não! Rogo para que os anjos o protejam e abençoem. E que te banhe para sua recuperação, que interceda para que todo mal se afaste e o mais breve possível você já esteja com a gente rindo destes sustos que a vida prega! Bom mesmo e saber que você já está bem, se recuperando e fora de perigo! Te amo”, afirmou Lurian.

Cirurgia

Lula tem quadro de saúde estável após a cirurgia realizada na madrugada desta terça-feira (10). De acordo com o médico Roberto Kalil Filho, o petista voltou do procedimento cirúrgico “praticamente acordado” e “conversando normalmente”. Agora, vai ficar internado na UTI durante 48 horas por precaução. Não há, por enquanto, data de alta médica, mas a equipe fala em retorno a Brasília no início da próxima semana.

Os profissionais clínicos destacam, ainda, que não há lesões cerebrais. “O presidente foi submetido a uma cirurgia para drenagem do hematoma do sangramento no cérebro. O presidente evoluiu bem, já chegou da cirurgia praticamente acordado e encontra-se estável, conversando normalmente, se alimentando e está em observação pelos próximos dias”, disse Kalil. “O importante é que ele não teve lesão no cérebro”, acrescentou.

Em coletiva de imprensa, Kalil ressaltou que as funções neurológicas do presidente estão preservadas. “Nada, nem alteração de movimento, nem nada. Ele está estável”, destacou. A médica Ana Helena Germoglio disse que Lula estava lúcido quando chegou ao hospital na capita paulista. “Da mesma forma que se encontra agora: lúcido, orientado, conversando, comendo”.