Novo esquema de imunização contra a poliomielite substitui vacina de gotinhas por dose injetável no Piauí; entenda

A mudança no esquema vacinal foi estabelecida pelo Ministério da Saúde

O esquema vacinal contra a poliomielite passou por mudanças. Segundo a Secretaria de Saúde do Piauí, as duas doses de reforço com vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como gotinha, foram substituídas por uma única dose de vacina inativada poliomielite (VIP) que é injetável.

  

Novo esquema de imunização contra a poliomielite substitui vacina de gotinhas por dose injetável no Piauí Divulgação

   

A supervisora da Rede de Frios da Sesapi, Luciane Leal, afirmou que a alteração não causa prejuízos. "A eficácia é a mesma de quem completou o esquema com a gotinha. A orientação é que pais ou responsáveis levem as crianças às unidades básicas de saúde para continuar ou iniciar o esquema vacinal com a VIP”, ressaltou.

A mudança foi determinada pelo Ministério da Saúde, que considerou critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro. Países como os Estados Unidos e nações europeias já utilizam esquemas vacinais exclusivos com a VIP.

Agora, o esquema vacinal será:

Decisão

A alteração do esquema vacinal no Brasil foi amplamente discutida em Reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI) e recebeu aval do colegiado. A decisão contou com a participação dos representantes de sociedades científicas, com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e acompanhamento da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).