Um reencontro comovente entre um paciente e sua gata de estimação emocionou profissionais e familiares no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), em Teresina. Internado há mais de duas semanas, o aposentado Antônio de Pádua Silva, de 62 anos, recebeu autorização da equipe multiprofissional para rever Maria Sofia, a felina com quem vive há anos.
Antônio foi diagnosticado com tumor cerebral e passou por cirurgia no último dia 24 de outubro. O estado de saúde é considerado grave, ele já havia sofrido dois AVCs neste ano, um em maio e outro em julho. Mesmo com o quadro delicado, a família e os profissionais do hospital têm buscado proporcionar não apenas tratamento médico, mas também acolhimento emocional.
Durante o encontro, Antônio segurou a gata nos braços e não conteve a emoção: “Era essa moça aqui que eu queria reencontrar. Ela mora no fundo do meu coração. Estou há tempos internado e a saudade é grande. Acho que todo lar precisa de um animal de estimação, nunca vi um lugar feliz sem um bichinho”, disse.