Diante do alerta de que o número de fumantes voltou a crescer no Brasil, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anuncia a expansão do programa de combate ao tabagismo para mais nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona sul da capital. As inscrições estão abertas para pessoas que desejam parar de fumar, e as atividades terão início a partir do dia 10 de novembro.
Podem participar do programa, basta que os interessados levem documento pessoal e procurem diretamente a coordenação das unidades para garantir a vaga. As UBSs contempladas são: UBS Irmã Dulce, UBS Vermelha, UBS Chapadinha Sul, UBS Esplanada, UBS Promorar, UBS Lourival, UBS Angelim e UBS Parque Piauí.
FMS
O programa já está em funcionamento em outras regiões da cidade. Na zona norte, a UBS Buenos Aires oferece o serviço. Na zona leste, a UBS Vale do Gavião também participa da iniciativa. Na zona sul, o Hospital do Parque Piauí e a UBS Parque Piauí já contam com o atendimento.
A coordenadora da regional sul da FMS, Marisângela Máximo, destacou que o programa oferece suporte completo para quem deseja parar de fumar. “Nossa equipe foi capacitada e está preparada para orientar os participantes com atendimentos individuais e em grupo, além de recursos como goma de mascar, adesivos de nicotina e medicamentos, quando necessário. É possível vencer a dependência e melhorar a qualidade de vida”, afirmou.
Riscos do cigarro
O cigarro tradicional é responsável por diversas doenças graves, como câncer de pulmão, enfisema, bronquite crônica e problemas cardiovasculares, como infarto e hipertensão. A fumaça contém milhares de substâncias tóxicas, muitas delas altamente cancerígenas.
Já os cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes, também representam riscos à saúde. Apesar da aparência menos agressiva, estes dispositivos contêm nicotina e outras substâncias que podem causar doenças pulmonares graves e aumentar o risco de dependência. Mesmo proibidos no Brasil desde 2009 pela Anvisa, o uso dos vapes tem crescido entre os jovens, especialmente em festas e eventos.