Rafael Fonteles articula visita técnica de equipe do Ministério da Saúde para resolver financiamento do SUS em Teresina

Missão do MS deve vir ao Piauí em janeiro para avaliar as prioridades elencadas em reunião com a ministra Nísia Teixeira

O governador Rafael Fonteles se reuniu, nesta quinta-feira (19) em Brasília, com a ministra da Saúde, Nísia Teixeira, onde discutiu ações e estratégias para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS) em Teresina. Convidado para o encontro, o prefeito eleito da capital, Sílvio Mendes, teve oportunidade de expor a problemática enfrentada quanto ao custeio da saúde pública. Ficou acertada uma visita técnica de uma equipe do ministério a Teresina no mês de janeiro para apontar alternativas.

"Há uma preocupação por parte do Governo do Estado e do prefeito eleito de Teresina quanto ao financiamento da saúde. As prioridades apresentadas pelo prefeito Sílvio também são prioridades do Estado, uma vez que Teresina presta relevantes serviços para o povo do Piauí" ressaltou Fonteles.  

Rafael articula visita técnica de equipe do Ministério da Saúde para resolver financiamento do SUS em Teresina Divulgação
   

Sílvio Mendes destacou o esforço coletivo liderado pelo governador e pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, para construir uma solução para o problema. “Saio daqui satisfeito por ver como o Ministério da Saúde aceitou os encaminhamentos. O propósito é melhorar a assistência de saúde ao teresinense”, disse o prefeito eleito.

O coordenador da bancada do Piauí no Congresso Nacional, deputado Florentino Neto, ressaltou a importância da atuação conjunta dos representantes dos 3 níveis. "Tem sido uma insistência  da bancada auxiliar os municípios e o estado no custeio da saúde e nos investimentos. Somos defensores do Sistema Único de Saúde e queremos mais investimentos" disse o deputado Florentino Neto.

Também participaram da a reunião o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, a senadora Jussara Lima, o secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Antônio Luiz, e deputados da bancada federal do Piauí.