O governador Rafael Fonteles se reuniu, nesta quinta-feira (19) em Brasília, com a ministra da Saúde, Nísia Teixeira, onde discutiu ações e estratégias para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS) em Teresina. Convidado para o encontro, o prefeito eleito da capital, Sílvio Mendes, teve oportunidade de expor a problemática enfrentada quanto ao custeio da saúde pública. Ficou acertada uma visita técnica de uma equipe do ministério a Teresina no mês de janeiro para apontar alternativas.
"Há uma preocupação por parte do Governo do Estado e do prefeito eleito de Teresina quanto ao financiamento da saúde. As prioridades apresentadas pelo prefeito Sílvio também são prioridades do Estado, uma vez que Teresina presta relevantes serviços para o povo do Piauí" ressaltou Fonteles.
Sílvio Mendes destacou o esforço coletivo liderado pelo governador e pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, para construir uma solução para o problema. “Saio daqui satisfeito por ver como o Ministério da Saúde aceitou os encaminhamentos. O propósito é melhorar a assistência de saúde ao teresinense”, disse o prefeito eleito.
O coordenador da bancada do Piauí no Congresso Nacional, deputado Florentino Neto, ressaltou a importância da atuação conjunta dos representantes dos 3 níveis. "Tem sido uma insistência da bancada auxiliar os municípios e o estado no custeio da saúde e nos investimentos. Somos defensores do Sistema Único de Saúde e queremos mais investimentos" disse o deputado Florentino Neto.
Também participaram da a reunião o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, a senadora Jussara Lima, o secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Antônio Luiz, e deputados da bancada federal do Piauí.