A Universidade Federal do Piauí (UFPI) inaugurou nesta terça-feira (05) as reformas do almoxarifado, do Laboratório Multidisciplinar de Técnicas Cirúrgicas e do Prédio Professor Francisco Assis Lima Costa, no Setor de Patologia Animal do Hospital Veterinário Universitário (HVU).
As reformas visam aprimorar a infraestrutura do Hospital Veterinário Universitário da UFPI, que atende tanto às demandas práticas do curso de Medicina Veterinária quanto às necessidades da comunidade. Casos de emergência podem ser recebidos no HVU, com triagem disponível todos os dias da semana, das 8h às 16h. Para atendimentos mais simples, como consultas, vacinação, exames e castrações, é necessário agendamento, que ocorre às segundas-feiras, antes das 6h.
O reitor Gildásio Guedes destacou a relevância das reformas para o funcionamento do hospital e o atendimento à comunidade. “É um momento de vitória e de entrega dessas reformas tão necessárias. São melhorias que vão auxiliar no desempenho das atividades administrativas e acadêmicas do Hospital Veterinário, visto que muitos estudantes utilizam suas estruturas para ensino e pesquisa. Portanto, quero parabenizar todos os envolvidos nessa conquista”, afirmou.
A diretora do HVU, professora Taciana Tenório, destacou a importância das reformas, com ênfase para a oficialização do prédio de Patologia Animal. “Hoje, com a instalação de uma placa, oficializamos o nome do prédio, como definido pela Resolução 034/2019. O edifício passa a se chamar Professor Francisco Assis Lima Costa, uma homenagem justa a um dos pioneiros da área de Patologia Animal na UFPI, com reconhecimento nacional e internacional”, explicou. A família do professor homenageado, Francisco Assis Lima Costa, esteve presente na cerimônia.