📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgaram, nesta quarta-feira (03), uma nota de repúdio contra o humorista Toninho Tornado, após o comediante fazer comentários considerados xenofóbicos sobre o trabalho do apresentador Dudu Camargo no Piauí. Durante sua participação no reality A Fazenda 17, da RECORD, nesta terça-feira (02), Toninho afirmou que Dudu “foi parar no Piauí porque é ruim”.
Dudu Camargo, que ganhou projeção nacional quando atuou no SBT, trabalhava recentemente em uma emissora local de Teresina antes de entrar no reality rural que é exibido no Piauí pela TV Antena 10.
Na nota, intitulada “Respeito ao jornalismo e aos jornalistas piauienses”, o Sindjor-PI e a Fenaj condenam com veemência a fala do humorista, classificando-a como xenofóbica e desrespeitosa. As entidades ressaltam que o comentário de Toninho Tornado menospreza o mercado jornalístico do Piauí, composto por profissionais qualificados formados em instituições públicas e privadas do estado, entre elas, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e faculdades privadas.
As entidades enfatizam que o Piauí conta com afiliadas das principais redes de televisão do país e que os jornalistas formados no estado atuam tanto em veículos locais quanto em outras regiões do Brasil. O texto também destaca que o discurso do humorista reforça estereótipos e alimenta a cultura de desinformação, além de representar um ataque à liberdade de imprensa. O Sindjor-PI e a Fenaj lembram que a xenofobia configura crime previsto na Lei nº 9.459/1997, equiparada ao crime de racismo, inafiançável e imprescritível, conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça.
Segundo as entidades, atitudes como a de Toninho Tornado violam a dignidade humana e tentam intimidar profissionais da comunicação, comprometendo princípios democráticos fundamentais. O Sindjor-PI e a Fenaj encerram o comunicado manifestando solidariedade a Dudu Camargo e reafirmam o compromisso com a defesa da liberdade de imprensa e do exercício digno e seguro do jornalismo em todo o país.

Entenda
O humorista Toninho fez duras críticas a Dudu Camargo, afirmando que o apresentador “foi parar no Piauí porque é ruim”. Antes de entrar no reality da RECORD, Dudu trabalhava em uma emissora local.
Depois, a equipe de comunicação do ator e humorista usou as redes sociais e compartilhou uma nota trazendo interpretação que vai em contrapartida às falas proferidas contra Dudu Camargo.
Em nota, a assessoria alega que as falas não dizem respeito a uma diminuição do estado, e que essa acusação surge a partir de interpretações pessoais. Disse também que essa discussão apresentada é uma análise da trajetória do jornalista em São Paulo e da maneira como ele usa essa experiência dentro do jogo.
Fonte: Portal A10+