📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O presidente da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi), Marcelo Bueno, realizou visita técnica na última quarta-feira (21), às instalações da usina de geração de energia solar da Borregos Premium, empresa especializada em cortes especiais, embutidos e produtos pré-cozidos de cordeiro. O empreendimento é um exemplo de como o crédito orientado tem fortalecido práticas sustentáveis e ampliado o desenvolvimento das empresas piauienses.
O sistema fotovoltaico, financiado pela Badespi por meio do crédito de Investimento em 2024, gera energia que é direcionada diretamente para a fábrica da empresa, auxiliando a linha de produção e reduzindo custos operacionais, além de promover o uso de energia limpa e renovável.

Segundo o presidente da Badespi, Marcelo Bueno, a iniciativa reforça o compromisso da agência com o desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade. “A Badespi atua para garantir que o crédito chegue às empresas e empreendedores piauienses, incentivando investimentos que gerem eficiência, competitividade e responsabilidade ambiental. A energia solar é aliada ao crescimento econômico do Piauí”, destaca.
De acordo com Luís Neto, do núcleo de operações da Badespi, a linha de Investimento é ideal para ampliar o acesso ao financiamento de sistemas de micro e minigeração distribuída de energia solar fotovoltaica. “O foco é atender microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, por meio de apresentação de projeto de investimento, fortalecendo a economia local e estimulando a transição energética dentro do próprio estado”, explica.
Para Jacob Castelo Branco, proprietário da Borregos Premium, o apoio da Badespi foi decisivo para a implantação do projeto. “O crédito permitiu o investimento em energia solar, garantindo a melhoria na linha de produção, utilização de máquinas, equipamentos e alinhamento com práticas sustentáveis”, afirma.
Fonte: Governo do Piauí