Fiscalização volante na divisa entre Piauí e Maranhão reforça combate à peste suína clássica - Antena Rural
Antena Rural
FISCALIZAÇÃO

Fiscalização volante na divisa entre Piauí e Maranhão reforça combate à peste suína clássica

Objetivo principal é coibir o trânsito irregular de suínos e de produtos de origem animal entre os dois estados


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) realizou, nessa quarta-feira (14), em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e com apoio da Polícia Militar do Piauí (PMPI), uma ação de fiscalização volante no Cais do Rio Parnaíba, na divisa entre os municípios de Porto (PI) e Buriti (MA). A iniciativa integra o conjunto de medidas adotadas para conter a disseminação da peste suína clássica (PSC) na região Norte do Piauí.

  
Fiscalização volante na divisa entre Piauí e Maranhão reforça combate à peste suína clássica Adapi
 
 
 

A ação foi intensificada após a confirmação de foco da doença no município de Porto e tem como objetivo principal coibir o trânsito irregular de suínos e de produtos de origem animal entre os dois estados e entre propriedades rurais de municípios vizinhos. Além da fiscalização do trânsito, as equipes também atuam em atividades de vigilância ativa, inspeção de propriedades e educação sanitária junto aos produtores.

De acordo com o gerente de Defesa Animal da Adapi, Idílio Moura, a fiscalização conjunta é estratégica para evitar a propagação da PSC. “Com a confirmação do foco, a Adapi intensificou as ações de vigilância e controle do trânsito de animais. Essa fiscalização volante na divisa com o Maranhão é fundamental para impedir o deslocamento irregular de suínos e produtos, reduzindo o risco de novos focos da doença no Piauí”, destacou o gerente.

A operação ocorre de forma integrada nos dois lados da divisa, com atuação simultânea de servidores da Adapi, no Piauí, e da Aged, no Maranhão. A ação foi articulada entre os estados justamente para reforçar o bloqueio sanitário na região de fronteira, considerada sensível para o controle da enfermidade.

Participam da fiscalização os médicos-veterinários Márcio Chaves, Edinaldo Nunes e Cristiana Kelly, além dos técnicos Sandra, do município de Esperantina, e José Ivan, de Porto. As ações seguem sendo realizadas de forma contínua, como parte do plano de contingência para erradicação da Peste Suína Clássica e proteção da suinocultura no estado do Piauí.

Fonte: Governo do Piauí


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Por Arnaldo Ribeiro

Por Arnaldo Ribeiro

Todo domingo, às 9h20 da manhã, na TV Antena 10

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta do A10Cast, podcast da TV Antena 10?

ver resultado