Delegado Baretta faz balanço das investigações do DHPP e afirma que Departamento alcançará mais de 65% de resolutividade em inquéritos - Balanço Geral Piauí
Balanço Geral Piauí
POLÍCIA

Delegado Baretta faz balanço das investigações do DHPP e afirma que Departamento alcançará mais de 65% de resolutividade em inquéritos

Em entrevista, delegado destacou números das investigações, expectativa de aumento nos índices e o trabalho integrado das forças de segurança


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O delegado Francisco Costa, o Baretta, coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), concedeu entrevista à TV Antena 10 nesta quinta-feira (22) e apresentou um balanço das investigações conduzidas pela unidade ao longo de 2025. Durante a conversa, ele detalhou números, metas e a metodologia adotada pela Polícia Civil nas apurações de crimes contra a vida.

Inicialmente, o delegado explicou o recorte temporal utilizado para a análise e destacou a expectativa de aumento no percentual de inquéritos concluídos e encaminhados ao Poder Judiciário nos próximos meses.

  

Sede do DHPP em Teresina
Jade Araújo / A10+

   

"Nós fizemos um apanhado do dia 1º de janeiro de 2025 até o dia 31 de dezembro de 2025; evidentemente que tem inquéritos que foram instaurados em outubro, dezembro e não deu para concluir, mas nós temos uma expectativa de que até o começo do mês de abril nós ultrapassaremos 65% de inquéritos encaminhados ao Poder Judiciário com indiciamento, ou seja, definindo a materialidade e apontando a autoria. São inquéritos policiais com dados positivos e feitos com método e técnica, com profissionalismo de quem realmente entende de uma investigação criminal", explicou o delegado.

Em seguida, Baretta apresentou números mais detalhados sobre a produtividade do DHPP, ressaltando a quantidade de inquéritos instaurados, concluídos e o índice de resolutividade alcançado pela equipe.

"Nós instauramos 209 inquéritos policiais. Desses, até o dia 31 de dezembro, nós tivemos 114 concluídos com indiciamento. Portanto, um dado positivo, porque aí nós já passamos dos 54% de resolutividade. Isso foi mensurado em cada unidade policial vinculada ao DHPP, todos esses dados foram tirados de cada uma. A tendência é melhorar cada vez mais esses índices. Nós temos aqui no DHPP um quadro de delegados, um quadro de investigadores que eu posso afirmar que são os melhores da Polícia Civil do Piauí, quiçá do Brasil, em matéria de investigação criminal. Investigação criminal de homicídio, todas elas têm uma complexidade", disse.

  

O delegado Francisco Costa, o Barreta, do DHPP
Thracy Oliveira/ TV Antena 10

   

Por fim, o delegado destacou a integração com outras forças de segurança pública e as diligências realizadas diariamente no Piauí.

"Nós investigamos para prender e não prendemos para investigar. Nós temos também uma parceria muito significativa, essa integração com as forças de segurança pública do Estado, a Polícia Militar no seu dia a dia, no seu trabalho ostensivo, que sempre está também nos ajudando. Mas nós, da Polícia Civil, estamos efetuando diligências. Nós temos diligências contínuas no dia a dia, nós estamos prendendo, cumprindo mandados de busca e apreensão em diferentes pontos de Teresina. Portanto, nós estamos desempenhando o nosso trabalho com todo êxito possível, com profissionalismo", finalizou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Sob o comando de Beto Rego

Sob o comando de Beto Rego

De segunda a sexta, às 11h30 da manhã

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta do A10Cast, podcast da TV Antena 10?

ver resultado