Cine Rex será transformado em Escola Estadual de Audiovisual e Cinema Público e marca nova fase da educação criativa no Piauí - Arte e Cultura
ARTE E CULTURA

Cine Rex será transformado em Escola Estadual de Audiovisual e Cinema Público e marca nova fase da educação criativa no Piauí

A criação da Escola faz parte da estratégia de ampliar áreas de formação criativa na rede estadual


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Um dos prédios mais emblemáticos de Teresina está prestes a ganhar uma nova história. O Cine Rex, que atravessou gerações na Praça Pedro II, será revitalizado e transformado na Escola Estadual de Audiovisual, espaço que vai unir formação técnica, criação artística e a retomada do cinema público no coração da cidade. O anúncio foi feito pelo Governador Rafael Fonteles, ao lado dos secretário da Educação, Washington Bandeira, e da Cultura, Rodrigo Amorim, durante a abertura da decoração natalina da Avenida Antonino Freire e dos jardins do Palácio de Karnak, nessa segunda-feira (24).

O Governador Rafael Fonteles destacou o impacto que o novo equipamento terá na formação cultural do Estado. “O Rex é um símbolo afetivo que agora volta a pulsar com força. Estamos transformando o espaço na melhor escola pública de audiovisual do Brasil e dando oportunidade para nossos jovens criarem, produzirem e ocuparem a economia criativa”, afirmou.

  

Cine Rex será transformado em Escola Estadual de Audiovisual e Cinema Público e marca nova fase da educação criativa no Piauí Gabriel Paulino / CCOM
   

O projeto inclui a recuperação das salas originais, a reabertura da sala de cinema e a construção de novos ambientes voltados ao ensino e à prática audiovisual. A escola terá salas de aula, laboratórios, estúdios, camarins, biblioteca especializada e ilhas de edição. A sala principal volta com capacidade para 199 pessoas e o prédio, totalmente revitalizado, será capaz de atender cerca de 840 estudantes por ano em cursos técnicos e formações de curta duração.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforçou que a criação da escola faz parte da estratégia de ampliar áreas de formação criativa na rede estadual. “O Piauí vai abrir mais uma porta para formação profissional para os nossos rstudantes. O Cine Rex vai ser uma escola viva, onde a juventude aprende na prática, cria e transforma. Democratizar o acesso ao cinema também é democratizar oportunidades”, afirmou.

A nova Escola Estadual de Audiovisual vai oferecer cursos técnicos, como: Produção de Áudio e Vídeo, Cinema, Rádio e TV, Fotografia e Sonorização. Além deles, haverá cursos de curta duração para quem busca entrar rapidamente no mercado, entre eles: Operador de Câmera, Editor de vídeo, Técnico de som, Iluminador de eventos e Roteirista para audiovisual.

  

A criação da Escola faz parte da estratégia de ampliar áreas de formação criativa na rede estadual Foto ilustrativa
   

O secretário da Cultura, Rodrigo Amorim, ressaltou o impacto simbólico e formativo do projeto. “O Rex vai voltar para as mãos do povo. Volta como memória, volta como cinema e volta como formação. Esse equipamento vai revelar talentos e fortalecer a identidade cultural do Piauí”, disse.

Para marcar o momento, a Secretaria da Educação levou para a Praça Pedro II uma sessão de cinema ao ar livre com filmes produzidos por estudantes da rede pública estadual, durante o curso técnico de Audiovisual do projeto Cinema na Escola. A praça ficou lotada de jovens, famílias e curiosos que assistiram às produções e celebraram a nova fase do Cine Rex.

“Ver esses filmes aqui, na praça, feitos pelos próprios estudantes, mostra como faz diferença ter um cinema público e um espaço onde a gente se reconhece na tela. Muito importante que os estudantes tenham oportunidade de desenvolver essa habilidade de gravar, de contar histórias e descobrir que eles também podem fazer cinema. É muito especial ver isso ganhar vida de novo”, destacou a estudante Francisca Sousa, do Centro de educação de Jovens e Adultos (Ceja) professora Angelina de Moura Leal.

Fonte: Governo do Piauí


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Por onde você acompanha os conteúdos do A10mais.com?

ver resultado