📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O governo do Distrito Federal enviou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), um pedido para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passe por uma avaliação médica. O objetivo é verificar se ele tem condições clínicas de cumprir uma eventual prisão no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
O ofício, assinado pelo secretário da Seape (Secretaria de Administração Penitenciária), Wenderson Souza e Teles, solicita que uma equipe especializada avalie o quadro de saúde de Bolsonaro.

Ton Molina
Bolsonaro vai para Papuda? Saiba o que o documento diz
O documento cita a necessidade de confirmar se o ex-presidente é compatível com a estrutura médica e nutricional disponível nas unidades prisionais do DF.
“Solicita-se que o apenado Jair Messias Bolsonaro seja submetido à avaliação médica por equipe especializada, a fim de que seja realizada avaliação de seu quadro clínico e a sua compatibilidade com a assistência médica e nutricional disponibilizados nos estabelecimentos prisionais desta Capital da República”, diz o texto enviado a Moraes.
O pedido vem às vésperas do julgamento dos recursos da ação penal que trata da tentativa de golpe de Estado, da qual Bolsonaro é réu. A Seape argumenta que, diante da possibilidade de prisão de um ou mais acusados, é necessário antecipar medidas para garantir que o sistema penitenciário do DF esteja preparado.
Histórico de cirurgias e internações de Bolsonaro
O documento também destaca as condições médicas de Bolsonaro, que passou por várias cirurgias abdominais nos últimos anos. A Seape lembra que, em setembro de 2025, o ex-presidente precisou ser levado às pressas ao Hospital DF Star, onde ficou internado durante a noite.
“Salienta-se que é sabido que o réu já fora submetido a cirurgias na região abdominal, conforme amplamente noticiado em fontes abertas. […] Registra-se, ainda, que, em 16/09/2025, foi necessária a realização de escolta emergencial de Jair Messias Bolsonaro ao Hospital DF Star, onde o monitorado permaneceu internado durante a noite”, pontua o ofício.
Fonte: NDMais