Batalhão de Operações Aéreas passa a realizar patrulhamento noturno em Teresina - Cidades
PATRULHAMENTO

Batalhão de Operações Aéreas passa a realizar patrulhamento noturno em Teresina

A aquisição do farol de busca possibilitar ao batalhão estender seu policiamento durante o período da noite


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Batalhão de Operações Aéreas (BOPAer), da Polícia Militar do Piauí, agora passará a fazer patrulhas noturnas em Teresina, com a aquisição de um farol de busca. Testes funcionais foram realizados nos últimos dias para dar início ao policiamento aéreo durante o período da noite na capital, com a utilização do Trakkabeam A800, que oferece uma tecnologia avançada com sistema de mapeamento, 2 lentes ópticas e luzes infravermelha e brancas, contendo 800W de potência.

De acordo com o tenente-Coronel Cleber Bezerra, comandante do BOPAer, o serviço da aeronave funciona como um potencializador nas modalidades de policiamento, além de participar de operações da Polícia Militar e Civil. Diariamente são realizadas patrulhas na cidade, com o objetivo de fiscalizar a normalidade e a ordem pública na capital. No entanto, caso haja necessidade, a aeronave pode ser empregada no atendimento aeromédico, enfrentamento de incêndios em florestas, além de salvamento durante o policiamento no litoral no período de veraneio.

 

Batalhão de Operações Aéreas passa a realizar patrulhamento noturno em Teresina
Divulgação/SSP-PI

“A aeronave também é empregada no combate à criminalidade, ao novo cangaço, fazendo patrulhamento de apoio às unidades que estão no solo, ela também pode fazer transporte de tropas se preciso for. Além de todas essas modalidades de policiamento e desses variados modos de emprego, seja no transporte de doentes, de feridos, seja no resgate de pessoas em situação de afogamento em rios e mares, além de combate ao incêndio, a aeronave agora com a aquisição de uma nova ferramenta, que é um farol de busca, para que ela possa fazer o patrulhamento noturno. Todos esses serviços nós vamos poder fazer também à noite, com a utilização dessa ferramenta que a Polícia Militar adquiriu, através da Secretaria de Segurança Pública, governo do estado, na pessoa do nosso governador”, pontua o comandante.

Para o tenente-coronel, hoje o Bopaer está completo com a utilização dessa ferramenta e a implantação do policiamento noturno, com o objetivo de intensificar o policiamento e prestar apoio no combate à criminalidade.

“E hoje nós estamos completos. O Batalhão de Operações Aéreas está completo com a utilização dessa ferramenta. Assim, poderemos realizar o patrulhamento noturno. É mais uma ferramenta a serviço da sociedade piauiense que vai intensificar mais ainda o combate à criminalidade na capital, bem como no interior. A sua importância é tremenda. É uma ferramenta que poucas unidades policiais no Brasil possuem e hoje o estado do Piauí adquiriu esse farol de busca noturno e assim nós iremos realizar esse patrulhamento, trazendo mais segurança para nossa sociedade", completa.

 

Farol de busca
Divulgação/SSP-PI

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado