Caminhões de Mamografia vão realizar mais de 44 mil exames em 2024 no Piauí - Cidades
SAÚDE

Caminhões de Mamografia vão realizar mais de 44 mil exames em 2024 no Piauí

Os primeiros municípios a receberem o serviço na primeira quinzena de maio são: Cristalândia, Sebastião Barros e Santo Antônio de Lisboa


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Os Caminhões da Mamografia vão realizar, em 2024, quase 45 mil exames em diversos municípios do estado. O serviço é realizado pelo Governo do Piauí, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Os primeiros municípios a receberem o serviço na primeira quinzena de maio são: Cristalândia, Sebastião Barros e Santo Antônio de Lisboa.

  
Caminhões de Mamografia vão realizar mais de 44 mil exames em 2024 no Piauí
Reprodução
 
 
 

O acesso ao serviço continua sendo via regulação estadual, através do sistema Hydra, no qual as mulheres devem procurar a atenção básica de seu município para serem encaminhadas ao caminhão.

“É um exame de grande importância que ajuda a prevenir problemas como o câncer de mama. Exame salva vidas, pois possibilita diagnosticar o câncer precocemente”, destaca o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.

"Os municípios já estão sendo informados da retomada do serviço e pedimos agora que eles comecem a preparar as informações e dados necessários para que os caminhões realizem o exames em todos as mulheres que precisem”, explica o diretor da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) da Sesapi, Rodrigo Martins.

Desde o início do serviço, em junho de 2023, os caminhões adaptados para a realização dos exames já beneficiaram um total de 80.246 mulheres piauienses.

Confira o cronograma:

  • Cristalândia: de 07/05 até 10/05
  • Sebastião Barros: de 11/05 até 13/05
  • Santo Antônio de Lisboa: de 13/05 até 16/05

Fonte: Governo do Piauí


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro

ver resultado