Condomínio residencial, em Teresina, é notificado por descartar lixo de forma irregular - Cidades
FISCALIZAÇÃO

Condomínio residencial, em Teresina, é notificado por descartar lixo de forma irregular

Todas as vias que passaram por limpeza nos últimos dias estão recebendo a visita de fiscais


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Fiscais da Gerência de Controle e Fiscalização (GCF) da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sudeste, estiveram nesta quarta-feira (31), em um condomínio residencial localizado na região do Grande Dirceu, para notificar os responsáveis pelo empreendimento. A notificação se deu após fiscais da superintendência terem flagrado um homem descartando lixo em uma via pública lateral ao condomínio, via esta que dois dias atrás havia passado por um processo de limpeza.

A superintendente da SAAD Sudeste, Vani Queiroz, disse que cerca de 160 trabalhadores estão atuando na região fazendo o trabalho de limpeza em avenidas, ruas, praças, áreas verdes, galerias e ainda nos postos de coleta regulamentados pela superintendência. Segundo a gestora, todas as vias que passaram por limpeza nos últimos dias, estão recebendo a visita de fiscais, que estão notificando e multando aqueles que insistem em despejar lixos e entulhos em locais inapropriados.

  

Condomínio residencial, em Teresina, é notificado por descartar lixo de forma irregular
Reprodução
   

“Os fiscais estão percorrendo essas regiões em veículos não caracterizados, isso porque algumas pessoas que já são acostumadas a sujar a cidade, conhecem os veículos que prestam serviço para a SAAD. Essa é uma decisão que não queríamos estar tomando, porém achamos necessário, pois não é normal se limpar uma mesma área três vezes ao longo de uma semana, fato que acaba prejudicando os outros pontos aqui da zona Sudeste”, disse ela, voltando a lembrar que a fiscalização está sendo intensificada e quem insistir em sujar as vias públicas, será multado de acordo com as regras expostas no Código de Postura de Teresina.

Moradora comemora

A líder comunitária Maura Raquel, residente no bairro Parque Ideal, disse que acha justa a decisão da Prefeitura de Teresina de multar aqueles que sujam a cidade. Ela conta que as ruas da região onde ela mora, começaram a receber equipes de limpeza, e que nos locais que já foram limpos, já voltaram a ficar sujos por conta dessas práticas ilegais.

“Nós tínhamos ruas com muito mato e lixo, mas no início desta semana, as equipes vieram e deixaram tudo limpo, porém dois dias depois já notamos pontos de lixo. Isso não é justo, estamos vendo que a prefeitura está fazendo sua parte, porém algumas pessoas não ajudam”’, disse ela, lembrando ainda que a comunidade conta com o serviço de coleta domiciliar de lixo que funciona quase que diariamente, não havendo a necessidade das pessoas jogarem lixo nas ruas.

Como denunciar

As multas para quem descarta lixo, incluindo podas de árvores, em local proibido variam de R$ 407,48 a R$ 4.074,92. As denúncias anônimas com informações, fotos ou vídeos podem ser enviadas para o Whatsapp do Programa Lixo Zero: (86) 99402-3074.

Onde descartar

O lixo domiciliar é recolhido nas portas das residências. Já as podas de árvores, restos de materiais de construção ou reforma, móveis velhos devem ser descartados dentro dos Pontos de Recolhimento de Resíduos (PRRs), espalhados em 11 pontos da zona Sudeste.

Veja os locais:

  • Praça da Brita – Dirceu I
  • Parque do Sol – (linha férrea)
  • Redonda – Próximo ao CAPS
  • Praça do Gurupi
  • Rua José Maria – Frei Damião
  • Av. Camilo Filho – Frei Damião
  • Av. Noé Mendes – Monte Horebe
  • Av. São Francisco – Manoel Evangelista
  • Av. Joaquim Nelson – Vila Lucy
  • Av. Noé Mendes – Dirceu II
  • Vila da Guia – Próximo a Escola Torquato Neto

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado