Forte temporal em Picos, no Piauí, causa estragos e assusta moradores; chuva de 160 milímetros, diz climatologista - Cidades
TEMPORAL

Forte temporal em Picos, no Piauí, causa estragos e assusta moradores; chuva de 160 milímetros, diz climatologista

Diversas ruas da cidade, incluindo o Hospital Regional, ficaram alagados durante forte chuva que atingiu a cidade


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Uma intensa chuva atingiu a cidade de Picos, no interior do Piauí, causando alagamentos, deslizamentos de terra e desmoronamentos em diversas áreas do município no último sábado (28). Até mesmo o Hospital Regional Justino Luz foi afetado. O fenômeno foi provocado pela passagem de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que trouxe instabilidades e resultou na precipitação de 130 a 160 milímetros de chuva em menos de três horas, de acordo com informações da Defesa Civil do Piauí.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, classificou o episódio como de "altíssimo risco". “A quantidade extremamente elevada de chuva num curto intervalo de tempo resultou em alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Tombamentos de paredes e muros também foram registrados. Então muitas áreas alagadas dificultaram a trafegabilidade e a mobilidade da população”, afirmou Werton. 

Temporal em Picos deixa ruas alagadas Reprodução
   

O A10+ apurou que, mesmo com o forte temporal, os criminosos aproveitaram a situação para cometer furtos. Uma loja de roupas foi assaltada. Além disso, moradores também relataram perda de móveis e eletrométricos. Vídeos feitos por populares mostram ainda os corredores do Hospital Regional Justino Luz completamente alagados.

Werton Costa também destacou que as próximas 24 horas devem ter chuva de menor intensidade. “Os modelos matemáticos preveem uma trégua na virada do ano, mas há preocupação com a intensificação das chuvas a partir do dia 3, especialmente considerando a fragilidade atual do município”, disse.

A Defesa Civil informou que vai continuar monitorando as áreas de maior risco e prestar suporte.

Confira o vídeo

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta de acompanhar as notícias por qual rede social?

ver resultado