HGV realiza primeira cirurgia para retirada de placa de gordura na veia carótida com paciente acorda - Cidades
PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

HGV realiza primeira cirurgia para retirada de placa de gordura na veia carótida com paciente acorda

O paciente possui 60 anos, passa bem, e já está de alta da UTI


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, esta semana, a primeira endarterectomia de carótida com paciente acordado. O procedimento de alta complexidade somente foi possível devido a uma equipe composta por cirurgiões vasculares, anestesistas e multiprofissional especializados para o tratamento. O paciente possui 60 anos, passa bem, e já está de alta da UTI.

Segundo o cirurgião vascular Rodrigo Norões, o paciente teve um AVC e precisava passar por um procedimento que consiste em remover a placa que obstrui a passagem do sangue na artéria carótida para o cérebro. “Fizemos uma incisão no lado do pescoço sobre a artéria carótida afetada. A artéria foi aberta e a placa removida. Após retirada da placa, a artéria foi fechada restaurando o fluxo de sangue normal para o cérebro. Optamos pela técnica do paciente acordado devido à melhor monitorização do paciente estando acordado, além de garantir rápida ação em caso de complicações locais”, explica o médico.

 

Hospital Getúlio Vargas
Reprodução

A diretor-geral do HGV, Nirvania Carvalho, disse que as intervenções realizadas no hospital estão cada vez mais complexas. “Esses resultados são comparados aos melhores centros do Brasil e somente é possível realizar devido a equipamentos modernos e profissionais especializados e comprometidos”, destaca a gestora.

Para o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, o HGV se consolida como referência em alta complexidade no Piauí. “O HGV é uma referência no estado em diversos serviços de alta complexidade e a nossa meta é ampliar cada vez mais”, disse o gestor.

Fonte: Governo do Estado do Piauí


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre o projeto aprovado pela Câmara que equipara aborto a homicídio

ver resultado