José de Freitas inicia revolução no transporte escolar digitalizado - Cidades
TRANSPORTE ESCOLAR

José de Freitas inicia revolução no transporte escolar digitalizado

O novo sistema permite o mapeamento preciso com geolocalização de alunos, escolas e garagens


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O município de José de Freitas, no início de 2024, implementou experimentalmente um sistema inovador de transporte escolar digitalizado, inspirado no modelo de aplicativos de locomoção. Esse sistema não só modernizou a logística do transporte escolar, como também trouxe uma série de benefícios que impactam positivamente a segurança, a economia e a eficiência do serviço.

O novo sistema permite o mapeamento preciso com geolocalização de alunos, escolas e garagens. Com mais de 60 rotas escolares diárias, a roteirização idealizada pelo sistema garante um planejamento mais eficaz. O limite de velocidade dos veículos foi ajustado para 50 km/h, uma mudança que contribuiu para viagens mais seguras e confortáveis, além de reduzir o consumo de combustível e os custos com manutenção. Os pais dos alunos agora podem monitorar os veículos em tempo real através de um sistema de atendimento via WhatsApp.                           

 

José de Freitas inicia revolução no transporte escolar digitalizado
Divulgação
 

José de Freitas foi pioneiro na implantação do sistema de mobilidade, aprovado pelo prefeito Roger Linhares, com auxílio da secretária de Educação do Município, Flaviana Alvarenga, que buscavam por uma forma mais moderna e eficaz no transporte dos alunos da rede municipal de ensino. Para o transporte se tornar totalmente eficaz, o secretário de Infraestrutura do município, Pedro Gomes, atual pré-candidato à prefeitura de José de Freitas, desenvolve o trabalho constante de recuperação, melhoramento e construção de estruturas de pavimentação e drenagem das chuvas, priorizando as vias que servem a rotas escolares.

Atualmente, o sistema conecta 2.000 pessoas em tempo real, incluindo 1.900 pais que monitoram a qualidade do serviço. Os primeiros resultados indicam uma economia potencial superior a R$ 120.000,00 por mês, graças à melhoria no planejamento das rotas, garageamento otimizado e condução econômica.

 

O novo sistema permite o mapeamento preciso com geolocalização de alunos, escolas e garagens
Divulgação

“A adoção do sistema Move liberou os diretores das escolas do atendimento constante a pais sobre o transporte escolar, permitindo que eles e os colaboradores administrativos se concentrem na educação das crianças. O gerenciamento do transporte agora conta com uma equipe especializada, composta por gestores de frota, profissionais de desenvolvimento de software e administradores”, explica o CEO MOVE, Marcos Pavanelli.

Além de melhorar a eficiência e a segurança, o sistema Move oferece proteção jurídica para prefeitos, secretários de educação e diretores de escolas contra processos relacionados ao transporte escolar. O sistema inclui treinamentos para os profissionais, política de frota documentada, controle de velocidade, consumo de combustível, frequência de uso por aluno e relatórios completos para órgãos de fiscalização. O sistema pode ser usado em outros segmentos como carros de coleta de lixo e ambulâncias.

 

Os pais dos alunos agora podem monitorar os veículos em tempo real através de um sistema de atendimento via WhatsApp
Divulgação

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre o projeto aprovado pela Câmara que equipara aborto a homicídio

ver resultado