Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa realiza a primeira neurocirurgia neonatal - Cidades
NEUROCIRUGIA

Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa realiza a primeira neurocirurgia neonatal

O bebê permanece na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco) devido à prematuridade, com um quadro de saúde estável


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Com apenas alguns dias de vida e peso de 1.950g, um recém-nascido foi submetido à primeira neurocirurgia neonatal realizada na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER). Internado na nova unidade, o bebê precisou passar por uma cirurgia para tratar uma hidrocefalia resultante da prematuridade.

A intervenção, uma derivação ventrículo-peritoneal, foi realizada pela equipe médica formada pelo anestesiologista João Filho, pela acadêmica Illana Mariz, com coordenação do neurocirurgião Ricardo Lopes.

  
Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa realiza a primeira neurocirurgia neonatal Reprodução
 
 
 

As derivações são dispositivos de drenagem valvular unidirecional, implantados cirurgicamente e utilizados em pacientes com hidrocefalia. O procedimento tem como objetivo transportar o liquor dos ventrículos cerebrais para outras cavidades corporais que o absorvem, dessa forma permitindo a regularização da hipertensão intracraniana.

O neurocirurgião Ricardo Lopes explica que a derivação ventrículo-peritoneal é muito comum, sobretudo nos prematuros. "Nossa equipe já tem expertise na realização desse procedimento, já fazíamos isso rotineiramente na antiga MDER. No caso desse paciente, a cirurgia durou uma hora e foi um sucesso. O problema foi solucionado sem nenhuma intercorrência", comemorou o neurocirurgião.

Com o êxito do primeiro procedimento cirúrgico realizado em um bebê recém-nascido da nova unidade, a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa reforça seu papel como um centro de referência em cuidados neonatais avançados. "A assistência de excelência aos recém-nascidos traz esperança para famílias que enfrentam desafios complexos durante os primeiros dias de vida de seus filhos", acrescentou o coordenador da neurocirurgia.

Atualmente, o bebê permanece na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco) devido à prematuridade, com um quadro de saúde estável e se recuperando do procedimento.

Fonte: Governo do Estado do Piauí


Dê sua opinião:

Fique conectado