Piauí recebe representantes de 11 estados para apresentar projeto de recuperação de celulares - Cidades
PROGRAMA

Piauí recebe representantes de 11 estados para apresentar projeto de recuperação de celulares

De acordo com o superintendente da Superintendência de Operações Integradas (SOI), delegado Matheus Zannata, já foram resgatados mais de 7 mil celular


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, recebeu, na manhã desta quinta-feira (13), representantes de 11 estados brasileiros para conhecer o programa de combate ao furto e roubo de aparelhos celulares em todo o estado, o Cell Guard. Entre os representantes estão os delegados da Bahia e do Tocantins.

“Hoje estamos recebendo a visita de mais 11 estados, totalizando 18 estados da federação com interesse em conhecer nosso protocolo. Na semana passada, recebemos a visita do secretário de Segurança do Amazonas. O Piauí está escrevendo um capítulo na história do Brasil com esse projeto, que é pioneiro e se tornou nacionalmente conhecido pela sua eficácia tanto na apreensão dos celulares quanto na administração da criminalidade”, disse o secretário Chico Lucas.

Visitantes
Divulgação
 

Um dos visitantes foi o delegado da Bahia, Delmar Bittencourt, que destacou que o número de roubos de celulares no estado é alto e os desafios enfrentados em relação à criminalidade. Além disso, ele ressaltou que os roubos são ainda mais frequentes em datas comemorativas, quando grupos se reunem para realizar assaltos em massa.

“O roubo de celulares e furtos realmente agravam os índices de criminalidade na Bahia, especialmente durante grandes eventos, onde quadrilhas especializadas aproveitam para cometer esses crimes. Assim como outros estados, a Bahia também é vítima dessas ações criminosas”, disse.

O delegado também enfatizou a importância da cooperação interestadual para combater esses crimes. “Estamos aqui no Piauí para promover uma integração e trocar conhecimentos, com o objetivo de ajudar a reduzir esses índices. A Bahia já vem realizando a recuperação de aparelhos celulares há algum tempo, mas não com o volume que o Piauí tem alcançado. Estamos aqui para entender e aprender como podemos aumentar a recuperação e restrição de aparelhos celulares em um volume semelhante ao que o Piauí conseguiu”, explicou.

 

Delegado Matheus Zannata
Divulgação
 

De acordo com o superintendente da Superintendência de Operações Integradas (SOI), delegado Matheus Zannata, durante as operações já foram resgatados mais de 7 mil celulares, que resultou em uma redução de 42% dos roubos no estado. “Nos cinco primeiros meses deste ano, houve uma redução de 42% de roubo de celulares no estado, em comparação ao mesmo período do ano passado, e um aumento de quase 200% na retenção de celulares. Inclusive, o Ministério Público da Argentina nos procurou também para conhecer o nosso projeto de recuperação de celulares”, anunciou o delegado.

O Superintendente de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, Emerson Moura, elogiou o inovador projeto de recuperação de celulares implementado no Piauí. “A Secretaria de Segurança está de parabéns pelo pioneirismo no Brasil com o projeto de recuperação de celulares. As boas práticas implementadas aqui têm mostrado resultados excelentes e precisam ser expandidas e divulgadas. Se deu certo aqui no Piauí, nosso secretário determinou que, se for possível, devemos levar essa iniciativa para o Tocantins, visando também diminuir os índices de roubo de celulares em nosso estado”, afirmou Moura.

A Secretaria de Segurança do Piauí divulgou que na manhã desta quinta-feira (13) serão restituídos 400 celulares, na sede da SSP/PI. Uma sexta etapa do projeto será realizada durante o mês de julho, com a restituição de mais 300 celulares.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Eleições nos Estados Unidos: você acha que Joe Biden tem condições de disputar a reeleição

ver resultado