DADOS

Piauí tem a segunda menor taxa de desocupação do Nordeste, diz IBGE

Levantamento também aponta que cresceu o número de empreendedores no estado


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (17) uma pesquisa que aponta que a taxa de desocupação no Piauí é de 9,2%, a segunda menor do Nordeste. O levantamento também mostra que na região as taxas de pessoas que se enquadram na categoria empreendedor subiram 56,7% em relação ao terceiro trimestre do ano. 

De acordo com a pesquisa, no Piauí a taxa de desocupação se manteve estável no terceiro trimestre de 2022, a taxa média de desemprego do nordeste ficou em 12% cerca de 2,8 pontos percentuais acima da média de 9,2% registradas no Piauí. A média de pessoas desocupadas representa o total de 133 mil pessoas.

  

Lojas do centro
Antena 10

   

O Piauí ficou em segundo lugar entre os estados com maior taxa de desocupação, ficando atrás do Ceará. 

A diminuição na taxa de desocupação do estado no terceiro trimestre pode ser explicada por outra pesquisa do IBGE divulgada nesta quinta (11). A pesquisa aponta que o número de empreendedores cresceu 56,7% no mesmo período, o que representa o total de 64 mil pessoas empreendedoras. 

O número já supera a taxa no período pré-pandemia, quando haviam no estado cerca de 48 mil pessoas no primeiro trimestre de 2020. 

A pesquisa também mostra o índice de formalização das empresas, dos 64 mil empregadores no Piauí em 2022, cerca de 44 mil tinham registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), enquanto 20 mil não possuíam a formalização.

O Piauí ocupa o 5º lugar em termos de formalização de empresas no Nordeste, mas o índice é inferior ao observado no Brasil, que o índice de formalização chega a 81,4%.

📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião: