Projeto de lei prevê subsídio à Prefeitura de Teresina para gratuidade nos ônibus - Cidades
PROPOSTA

Projeto de lei prevê subsídio à Prefeitura de Teresina para gratuidade nos ônibus

Segundo o secretário de governo da Prefeitura, os valores devem ajudar na melhora do sistema da capital


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Representantes do Governo do Piauí e da Prefeitura de Teresina acordaram, em reunião realizada nesta quarta-feira (26), um repasse para custear a gratuidade do transporte público da capital a entes do estado. 

Segundo a secretaria de governo da Prefeitura de Teresina, caso esse repasse seja aprovado por lei, o transporte público da capital deve sofrer uma melhora significativa. Nos últimos anos, usuários têm reclamado do sistema de transporte público de Teresina que não atende as demandas da população. 

 

Projeto de lei prevê subsidio à Prefeitura de Teresina para gratuidade do estado Rayanna Mousinho / A10+

 

''Nós acordamos aquele apoio que o governo do estado vai dar para os transportes urbanos de Teresina. Então vai ser feita uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura e a partir dos meses de outubro, novembro e dezembro o estado vai fazer o repasse para suprir a gratuidade que tem no estado. Com isso vamos melhorar o fluxo como meio de melhorar o sistema de transporte de Teresina, dando essa ajuda para que a prefeitura tenha condições de ofertar mais ônibus para capital'', destaca Antônio Neto, secretário de governo do Piauí.

Em agosto deste ano, o Governo Federal liberou o repasse para o custeio da gratuidade de maiores de 65 anos em sistemas regulares de transporte público coletivo urbano, semiurbano ou metropolitano. Os recursos serão aportados até 31 de dezembro deste ano.

Segundo o secretário da Prefeitura de Teresina, Alan Lopes, hoje existe um déficit devido a gratuidade ofertada a entes do estado. Em caso de aprovação da lei, a expectativa é que haja uma melhora no transporte público ofertado a população. 

''É um avanço muito grande na solução do problema que agora o estado entenda que deve também auxiliar nesse custeio. O valor será calculado mês a mês com o controle de pessoas do estado que usarão os ônibus. É um passo importante que é dado para solução desse sistema'', conta.

O projeto de Lei será enviado à Assembleia Legislativa do Piauí e aguarda a aprovação dos deputados para que seja iniciado o repasse. Segundo a Prefeitura, o valor será calculado mês a mês de acordo com o uso do número de gratuidades. 

  

Prefeitura de Teresina prevê melhora no sistema urbano de transporte Jade Araújo / A10+

  

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado