Secretário comenta ações da Seid e anuncia criação de novos centros no extremo Sul do Piauí - Cidades
INCLUSÃO

Secretário comenta ações da Seid e anuncia criação de novos centros no extremo Sul do Piauí

Mauro Eduardo concedeu entrevista ao Bancada Piauí, da TV Antena 10, nesta quinta-feira (28)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo Cardoso e Silva, comentou, em entrevista ao telejornal Bancada Piauí, da TV Antena 10, nesta quinta-feira (28), sobre os principais obstáculos da pasta e as ações que serão realizada em 2024, como criação de novos centros de reabilitação e um novo centro voltado para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Para fortalecer a causa de inclusão a pessoas com deficiência, o secretário detalhou que neste ano conseguiu a liberação de investimentos na ordem de R$ 19 milhões para a construção de novos Centros Integrado de Reabilitação (CEIR) em São Raimundo Nonato, Floriano e Corrente. 

Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo Cardoso e Silva
Anna Paula Couto/ A10+

 

"Conseguimos ainda neste ano junto ao Ministério da Saúde a liberação de 5,7 milhões de reais para construirmos mais um Centro de Reabilitação na cidade de São Raimundo Nonato… conseguimos também a liberação junto ao Ministério da Saúde mais 5 milhões de reais para construirmos mais um Centro de Reabilitação na cidade de Corrente. Floriano também conseguimos a liberação para cerca de 9 milhões de reais para construirmos um um Centro mais completo", disse. 

Para 2024, ele adiantou que o atendimento para pessoas com transtorno do espectro autista vai avançar e que será criado um CEIR, através do projeto Piteto, para atender exclusivamente esse público e dar suporte às famílias. "A construção de um Centro de Referência pra atender exclusivamente às pessoas com transtorno do espectro do autismo. A ex-deputada Rejane Dias quando deixou a vida pública, ela deixou ainda uma emenda no valor de 5 milhões de reais pra que nós pudéssemos construir esse Centro. Vai ser em Teresina, vai funcionar onde funcionou serviço de perinatologia da antiga maternidade Evangelina Rosa, nós vamos ter um complexo de reabilitação ali", comentou. 

Segundo ele, a previsão é que até o final de janeiro seja iniciada a construção desse Centro de para pessoas com TEA e a obra seja entregue no final de 2024.

Dificuldades

De acordo com o secretário Mauro Eduardo Cardoso e Silva, desde a sua criação os CEIR já realizaram mais 2 milhões de atendimento, mas o principal gargalo da pasta é levar atendimento para as pessoas com deficiência que vivem na região do extremo sul do Estado, mas que com a construção do centro de Corrente. 

"Eu acho que a região do extremo sul, por ser uma região muito distante da capital, as pessoas com deficiência têm dificuldade de vir a Teresina. Então com a construção desse centro de reabilitação em Corrente, nós vamos dar um avanço bom na reabilitação dessas pessoas", finalizou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

PL prevê que tutores que andem com "cães agressivos" sem focinheira possam ser presos. Você concorda?

ver resultado